Lisboa prepara museu pop-up dedicado à reciclagem

Lisboa será a casa de um centro de conhecimento e experiências inteiramente dedicado a temas como gestão de resíduos, economia circular e ambiente. Apelidado de primeiro museu da reciclagem, o ReMuseu é um projecto pop-up que invadirá um parque de estacionamento subterrâneo, junto à Doca de Santo Amaro.

Com o objectivo de informar e sensibilizar para práticas mais amigas do planeta, o próprio museu assentará numa estrutura reciclada e reciclável. Resulta da colaboração do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, Câmara Municipal de Lisboa e NewsMuseum e tem como mote “Repensar, Reutilizar, Reciclar”.

«Alterar a nossa realidade e conseguir desenvolver um modelo sustentável de economia circular é um dos maiores desafios que o país tem pela frente», comenta Pedro Nazareth, director-geral do Electrão. «É neste contexto que surge a nossa vontade de criar algo que pudesse despertar consciências e conduzir a uma maior adesão de todos ao movimento da economia circular», explica ainda o responsável.

Integrado no âmbito de Lisboa Capital Verde Europeia 2020, o ReMuseu vai reunir exposições, instalações, experiências interactivas e educativas, bem como ideias e perguntas sobre o impacto do depósito indiferenciado de resíduos no planeta e a necessidade de mudança de comportamentos. Tudo isto num registo imersivo.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, descreve o projecto como «um espaço que conta uma estória, que não é uma estória qualquer. É a estória onde todos participamos».

Por seu turno, Luís Paixão Martins, presidente da Associação Acta Diurna (NewsMuseum), sublinha que o objectivo é criar um museu desafiante. «Literalmente. Porque foi pensado e desenhado para nos confrontar com a realidade e com as consequências das nossas acções individuais e dos nossos gestos de todos os dias.» A abertura do ReMuseu está prevista para a Primavera, mas ainda não foi divulgada uma data concreta.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift