Lembra-se dos ecobags? Estão à venda pela primeira vez

A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai vender os seus ecobags pela primeira vez. Até aqui apenas disponíveis através de acções de sensibilização e passatempos, estes sacos para reciclagem são colocados à venda através de uma parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa, que visa apoiar o Fundo de Conservação Animal.

A novidade é anunciada hoje, Dia Internacional da Reciclagem, data a partir da qual é possível encontrar os ecobags à venda na loja do zoo. «O objectivo desta acção é claro: facilitar a aquisição de um equipamento para separação das embalagens a um valor acessível e ainda com o contributo para protecção da vida animal. Juntamos duas causas, a da protecção ambiental e animal», comenta Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV.

Em comunicado, a responsável acrescenta que hoje é o dia ideal para reforçar a importância que pequenos gestos podem fazer na conquista de resultados mais amplos. Segundo Ana Trigo Morais, a SPV faz um balanço muito positivo dos 25 anos de actividade que já soma e «do esforço colectivo que os portugueses têm feito no sentido de proteger o ambiente e apostar num futuro mais circular».

Ao longo dos últimos 25 anos, foram recicladas nove milhões de toneladas de embalagens através da Sociedade Ponto Verde. Dados recentes da organização demonstram que dois terços da população considera que a reciclagem de resíduos pode ser o maior contributo para um ambiente melhor.

No ano passado, a recolha selectiva de embalagens em Portugal aumentou 13% face a 2019, com um total de 409 mil toneladas de embalagens encaminhadas para reciclagem. Este valor é equivalente a desviar dos aterros, em cada hora, embalagens com o peso de oito elefantes.

A SPV aproveita ainda o dia de hoje para desvendar que, num minuto, reciclamos embalagens equivalentes a 4240 telemóveis. Numa hora, reciclam-se embalagens equivalentes ao peso de 48 girafas, ao passo que um dia é igual a 1.700 sofás.

Num mês, reciclamos embalagens de metal que dariam para produzir 15 milhões de talheres e, num ano, reciclamos pacotes de bebidas com o peso de 35 navios.

Artigos relacionados