Kobu Agency assina rebranding da clínica de feminização facial Facialteam

A Facialteam, parte do Facialteam Group, especializada em cirurgia de feminização facial, tem uma nova marca, desenvolvida pelo seu departamento de marketing em parceria com a Kobu Agency.

Ao longo de 16 meses, ambas as empresas colaboraram para a planear, executar e implementar um processo de rebranding que tem como principais objectivos reposicionar a marca num segmento premium, clarificar a sua mensagem e transmitir, de um ponto de vista de comunicação, o lado humano desta empresa direcionada à mulher transgénero.

O processo de rebranding da Facialteam resultou, então, “numa marca revigorada, vibrante, dinâmica e em que se destaca o lado empático da empresa”. A promessa de marca foi estruturada com base em três vectores: a garantia de resultados de feminização facial naturais e previsíveis, uma experiência atenciosa, dedicada e cuidada, e um compromisso assumido para o empoderamento da comunidade transgénero.

Neste sentido, o slogan passa a ser “Your revelation journey” (“A sua jornada de revelação”, em português). O logotipo mantém-se, mas o processo criativo levou à expansão do seu universo visual, passando a história das pacientes a fazer parte da imagem através de ilustrações de pacientes reais que compõem o storytelling da marca.

«O exercício de rebranding da Facialteam forçou-nos a dar um passo atrás, a olhar em detalhe para a nossa audiência e perceber como nos queríamos posicionar. O processo inicial de consultoria com a Kobu Agency foi crucial para perceber que existia um desalinhamento claro entre aquilo que procurávamos para a empresa e o que existia à data», afirma, em comunicado, Simon Beekman, Marketing manager do Facialteam Group.

Por sua vez, Isabel Evaristo, head of Brand Strategy da Kobu Agency, relata que, quando receberam a proposta de trabalho e contactaram com a marca, perceberam que a cirurgia de feminização facial vai muito além da componente estética, lidando com o realinhamento da identidade individual e também com a aceitação social das pacientes.

«Debruçarmo-nos sobre os testemunhos de muitas pacientes foi um exercício emocional. Deparámo-nos com muitas histórias de resiliência e revelação de pessoas que, durante muitos anos, lutaram contra a ostracização. Os seus testemunhos mostraram que viam na Facialteam um grupo de profissionais que não só os ajudavam a alcançar as características faciais com que se identificavam, mas também proporcionavam um ambiente de compreensão e suporte onde podiam partilhar as suas experiências», revela Isabel Evaristo.

Artigos relacionados