Jogos Olímpicos quase sem público. O que é que isto significa para as marcas?

Os planos iniciais da organização apontavam para até 10 mil pessoas nas arenas desportivas para acompanhar os Jogos Olímpicos 2020, mas a declaração de estado de emergência no Japão veio trocar as voltas. Neste momento, com as novas restrições em vigor, são permitidas somente cinco mil pessoas ou 50% da capacidade dos recintos.

A decisão chega na sequência do aumento do número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no país, resultado da propagação da variante Delta.

Além da redução da lotação nos eventos, também deixa de ser permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos bares e restaurantes, que têm de fechar as suas portas às 20h. Eventos como concertos e conferências têm de terminar pelas 21h.

Mas o que é que tudo isto significa para as marcas envolvidas numa das maiores competições desportivas do mundo? Com arranque marcado para o próximo dia 23, os Jogos Olímpicos 2020 contam com o apoio de insígnias como Coca-Cola, Airbnb, Alibaba, Bridgestone, Intel, P&G, Samsung, Toyota ou Visa.

Segundo o The Drum, os patrocinadores vão continuar a verificar um alcance sem paralelo em diferentes países, dispositivos e canais, apesar da falta de público presencial. Quem o garante é Otohiko Kozutsumi, Chief Commercial Officer e co-fundador do AnyMind Group, em declarações a esta publicação.

E a justificação é simples: embora com limitações, os Jogos Olímpicos são, ainda assim, um dos maiores eventos globais a acontecer actualmente. E, além das transmissões em directo, as marcas podem contar com a sua presença replicada em repetições, resumos e fotografias, por exemplo.

Otohiko Kozutsumi acredita que a oportunidade perdida com a redução do público presencial poderá ser compensada pela multiplicidade de meios digitais que as marcas têm ao seu dispor. «Seja através de realidade virtual imersiva, experiências interactivas ou de compra enquanto se assiste aos Jogos», exemplifica o responsável, sugerindo ainda a criação de aplicações que permitam aos espectadores criar uma ligação mais próxima com os patrocinadores.

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