Já ouviu falar em Silver Economy?

Sabia que a esperança média de vida aumentou 30 anos desde 1926? E que continua a aumentar? É por isso que a economia da longevidade é capaz de se assumir como a próxima grande área da economia.

Portugal está no Top 5 dos países mais envelhecidos e, queira-se ou não, é o cenário com o qual tanto o País, como as suas empresas e marcas, vão ter de trabalhar! Ou já deveriam estar a fazê-lo.

Só que, e conforme referem alguns estudos, é importante esquecer a ideia paradigmática de envelhecimento. O que está em cima da mesa é longevidade – e com qualidade, tempo e interesse por consumo.

Hoje, há já três conceitos de idade identificados – a cronológica, a percebida e a projectada – e é precisamente sobre cada um deles que as marcas deverão trabalhar e pensar estratégias a prazo, sabendo à partida que, em causa, está um target etário com poder de compra, mais tempo livre e vontade de investir e consumir.

Texto de Ana João Sepulveda, Daniel Almeida, Filipa Almeida, Maria João Lima e M.ª João Vieira Pinto

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Julho de 2022 da revista Marketeer

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