Investi no digital. E agora?

Por Margarida Barreiros Cardoso, project manager na Boost Your Digital – BYD

Investiu num negócio e quer fazê-lo crescer? O grande objectivo é esse: atingir uma meta e aumentar os resultados mês após mês. O crescimento rápido é o sonho. A grande dúvida é saber onde e como o fazer.

Investiu no digital e quer aumentar os seus resultados? É certo que sim. Como não ter um website que apresente a empresa? Se ter uma marca construída e um logótipo bem desenhado se tornou obrigatório no arranque de um negócio, dá-lo a conhecer é o primeiro passo para alcançar os seus objectivos.

É como um primeiro encontro: vestimo-nos bem e vamos procurar a pessoa que queremos impressionar. Onde? Ao lugar onde ela passa uma média de 6h31m do seu dia, a internet. Sendo que um terço desse tempo é dispendido em redes sociais, então é mesmo aí que nos vamos posicionar. Mas, atenção, pode até nem ser assim tão fácil encontrá-la: ela não está sozinha. No Facebook, estão cerca de 7 milhões de outros portugueses. E ter que passar por todos para lá chegar parece-me bastante mais difícil que encontrar o Wally no meio da multidão. E agora?

Temos de conhecer bem a pessoa que queremos conquistar: sabermos em que canais se encontra e consequentemente, onde teremos de actuar. Saber quais os seus interesses, os seus hábitos, as suas necessidades. É fundamental uma boa estratégia para interagirmos com ela de alguma maneira. “O que vamos dizer? Com que tom o vamos dizer? Como nos vamos expressar?” – começam a ser demasiadas perguntas para quem acabou de chegar… Nas redes sociais já estamos, mas, sem querer pressioná-lo, 93% da decisão de compra será influenciada pela informação retida aí mesmo – nas redes sociais. E agora?

Precisamos de a cativar, de despertar interesse pelo nosso discurso e imagem. Temos de garantir que se torna não só num cliente, mas num embaixador da marca. Para isso, temos de dar resposta, temos de manter este interesse e descobrir como podemos ir ao encontro das suas necessidades. Sabe como acompanhar este ciclo?

Manter uma relação. E este é o momento chave: fidelizar aqueles que o escolheram, experimentaram e recomendam. Por melhor que tenha sido a primeira experiência com uma marca, precisamos de garantir que será continuamente boa e melhorada com regularidade.

Se já tem uma marca e um website, está num bom caminho. O primeiro passo está dado. Agora, precisamos de manter o ritmo desta caminhada do digital, ao lado de um guia que nos acompanha e nos ajuda a descobrir a direcção. Assim, será mais fácil atingir metas estabelecidas!

Investir no digital é óbvio. Mas não basta lá estar, é preciso saber estar. Saber com quem estamos, em que canais estamos, como vamos comunicar e o que vamos dizer. Começar a relação pode parecer fácil, mas mantê-la é o grande desafio. E agora?

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