Instagram, sustentabilidade, segmentação e IA: as tendências de marketing para 2024

A Samy Alliance apresenta o novo relatório “Tendências de Marketing 2024”, que destaca as perspectivas que acompanharão a evolução do marketing no ano que se aproxima. Esta análise conta com uma pesquisa que incluiu mais de 65 líderes de marketing que representam marcas como L’Oréal, BBVA, Danone, Unilever, entre outras.

Estas tendências reflectem a adaptação contínua das empresas a um ambiente de marketing evolutivo, bem como uma maior consideração da responsabilidade social e ambiental nas estratégias que as mesmas adoptam.

A Inteligência Artificial é incorporada em cada vez mais departamentos de marketing.

O próximo ano será um marco na implementação estratégica da Inteligência Artificial (IA) em áreas operacionais de grande relevância. Da geração de conteúdo à personalização estratégica, a IA é incorporada de forma proeminente na melhoria da experiência do consumidor, na geração de conteúdo e na segmentação de anúncios. De acordo com o estudo, revela-se um aumento substancial na adopção de IA, com 84% dos inquiridos a indicar que planeia aumentar a sua utilização na optimização de anúncios, 81% no serviço de atendimento ao cliente e 77% na criação de conteúdos.

A integração de chatbots e assistentes virtuais surge como um factor-chave na optimização do atendimento ao cliente, enquanto a análise preditiva e a análise de sentimentos baseadas em IA surgem como ferramentas para refinar campanhas publicitárias e avaliar o impacto ambiental.

A tecnologia e a sua importância na produção de conteúdo

A adopção de IA na geração de conteúdo aumentou substancialmente, passando de 35% para 68%. Plataformas como OwlyWriter AI, Jasper AI, Canva, Runway ML e OpenAI’s Opus Clips estão na vanguarda da revolução na criação de conteúdo.

Esta tecnologia permite inovações significativas, como a capacidade de gerar conteúdos de vídeo em tempo real e exploração de oportunidades no domínio da realidade aumentada.

Este fenómeno evidenciou um desenvolvimento considerável no campo da criatividade, tradicionalmente considerada resistente à automação, mas que, actualmente, apresenta um crescimento notável impulsionado pelas capacidades da Inteligência Artificial. Neste contexto, as percentagens duplicam face a 2023, passando de 25% para 54% em 2024.

Campanhas publicitárias eficazes: segmentação e optimização de anúncios

De acordo com os dados recolhidos, 77% dos entrevistados identifica o Instagram e o Google como os principais canais para as suas campanhas publicitárias na estratégia de marketing para o ano de 2024. Da mesma forma, o YouTube, com 59%, consolida-se como um elemento-chave, enquanto o TikTok, com a sua capacidade de viralização e alcance massivo a novos utilizadores, destaca-se como um canal emergente de importância estratégica para as empresas, com 58% de intenção de aumento de investimento, ultrapassando ligeiramente o Instagram que tem 52%.

O WhatsApp Business adquire posição de destaque nos investimentos publicitários, atingindo uns expressivos 28%. Isto reflecte um notável interesse pela ferramenta. Este é um canal que possibilita que as marcas estabeleçam uma comunicação eficaz e tenham mais envolvimento direto com o cliente. Já o Spotify é considerado relevante, mas não crucial, com 45% de importância na estratégia geral de publicidade, mostrando-se não primordial, em comparação com outras plataformas mencionadas.

Instagram, o líder das redes sociais

A plataforma Instagram destaca-se como líder indiscutível, atribuindo 86% de importância nas estratégias de marketing, seguida pelo Google, YouTube e TikTok. Além disso, 66% das marcas manifesta uma clara preferência por incorporar os reels nos seus perfis de Instagram como ferramenta essencial para a sua estratégia.

Por outro lado, o WhatsApp Business e a Twitch apresentam oportunidades promissoras para estratégias de engagement únicas e diferenciadas.

Compromisso com a sustentabilidade e consciência ambiental

O relatório Samy Alliance destaca também um aumento na consciência ambiental nas estratégias de marketing. A medição do impacto ambiental é considerada crucial por 45% dos inquiridos, embora subsistam desafios notáveis, como a falta de serviços de medição especializados e os custos associados. Apesar destes obstáculos, existe um compromisso crescente com a sustentabilidade, com 19,4% dos entrevistados que referem já avaliar o impacto ambiental de todas as suas campanhas publicitárias.

Para enfrentar o ano de 2024, o estudo propõe cinco mandamentos estratégicos:

  1. Abraçar a transformação digital
  2. Diversificar o marketing mix
  3. Optimizar orçamentos com uma abordagem positiva
  4. Integrar holisticamente as estratégias de marketing
  5. Tomar decisões baseadas em dados sólidos
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