INCM lança moeda comemorativa dos Jogos Olímpicos
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) vai lançar, no próximo dia 20, um conjunto de medalhas e moedas de colecção para celebrar os Jogos Olímpicos de Londres, entre outras datas e personalidades.
“No inverso, a moeda exibe o escudo português sobre um ramo de oliveira, simbolizando o ambiente de paz e entendimento entre os povos, enquanto no seu reverso surge o símbolo do Comité Olímpico de Portugal, uma alusão à disciplina de judo e o desenho de um fragmento de uma das mais modernas peças arquitetónicas de Londres, o edifício 30 St Mary Axe (City of London)”, descreve a INCM em nota de imprensa.
A moeda, que foi criada por José João de Brito, terá um valor facial de 2,50 euros e um limite de emissão de 10 mil exemplares em prata proof e de 2500 exemplares lamelares em prata e ouro proof, apresentados em estojo com certificado de garantia.
A ICNM vai apresentar ainda duas medalhas cunhadas em prata com acabamento proof para comemorar os 75 anos do navio escola Sagres e também os 50 anos do mesmo ao serviço da Marinha Portuguesa, bem como os 75 anos do navio Creoula que coincidem com os 25 anos ao serviço do treino do mar. Serão produzidas 150 medalhas de cada.
Ainda este mês, a INCM lançará uma moeda da Série Europa – Grandes Pintores dedicada a José Malhoa. Com autoria de Paula Lourenço, a moeda tem um valor facial de 2,50 euros e será cunhada em cuproníquel, na versão de acabamento normal, e em prata e ouro nas versões proof.
No âmbito da sessão comemorativa do Dia Internacional das Cooperativas, será também oferecida amanhã à Assembleia da República uma medalha que assinala o Ano Internacional das Cooperativas, uma iniciativa da INCM e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.