IA, personalização e sustentabilidade são as tendências da hotelaria em 2024

A estabilização da procura por viagens e o aumento do uso da Inteligência Artificial (IA) são algumas das tendências-chave que vão marcar o sector da hotelaria neste ano, de acordo com as previsões da Guestcentric.

«Estas tendências servem como uma bússola para assegurar aos hoteleiros um crescimento sustentável do seu negócio, mantendo e desenvolvendo experiências excepcionais para os seus hóspedes. A chave está na capacidade de adaptação, na abertura à inovação e num compromisso genuíno em superar as expectativas dos clientes», refere Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.

Conheças estas tendências em detalhe.

Estabilização das reservas

Segundo a empresa especializada em tecnologia de reservas hoteleiras, o aumento do custo de vida deverá contribuir para a estabilização da procura por viagens, havendo já alguns sinais disso. «Embora as reservas para Dezembro de 2023 tenham ultrapassado os níveis de 2022, as reservas para o primeiro trimestre de 2024 estão a níveis muito próximos do mesmo período em 2023», salienta a Guestcentric.

Por outro lado , no segmento MICE (conferências, congressos, reuniões) a procura mantém-se “robusta, comprovando o interesse e entusiasmo sustentado por estes eventos”.

Recurso à IA

A Inteligência Artificial (IA), que tem tido um desenvolvimento acelerado com a IA Generativa, “continuará a revolucionar as operações hoteleiras em 2024, melhorando e optimizando os serviços prestados aos hóspedes – desde um check-in mais personalizado até uma estadia num tipo de quarto mais ajustado às suas preferências.”

As empresas do sector deverão assim continuar a investir neste tipo de ferramentas, com o intuito de personalizar a experiência dos seus clientes. “Recomenda-se que os hotéis invistam em desenvolver uma estratégia de CRM com recurso a ferramentas especializadas, para analisar os dados e o perfil do hóspede. Ao conhecer o seu comportamento online, podem criar ofertas alinhadas às suas preferências”, recomenda a Guestcentric.

Política ESG

A sustentabilidade continuará a ser um pilar na estratégia dos hotéis ao longo do próximo ano, com foco nas pessoas, no planeta e na rentabilidade.

Para responder às expectativas cada vez mais elevadas dos clientes neste campo, e face aos desafios que enfrentam para atrair e reter colaboradores, a Guestcentric recomenda que os hotéis usem a tecnologia numa óptica de sustentabilidade económica – reduzindo os custos operacionais e melhorando a produtividade das suas equipas.

Diversificar estratégias

Outras tendências identificadas pel37a Guestcentric incluem novos modelos de negócios e oportunidades para os hotéis desenvolverem fontes de receitas adicionais – por exemplo, acompanhando o aumento da procura de viagens corporativas e também de bleisure (business + leisure). A aposta em canais de vendas directas também tem sido uma tendência, através de ofertas exclusivas, incentivos personalizados e programas de fidelização.

“Além disso, recomenda-se fortemente que os hotéis intensifiquem e invistam nas suas estratégias de redes sociais, especialmente em plataformas como o Instagram e o TikTok, para alcançar e envolver efectivamente um público-alvo mais amplo, numa era em que a atenção do consumidor é cada vez mais limitada”, conclui a Guestcentric.

Artigos relacionados