Hortas urbanas em centros comerciais do Porto, Guimarães e Portimão

Os três centros comerciais da Klépierre em Portugal fizeram nascer um projecto de hortas urbanas, para produzir alimentos de forma prática, eficiente e ecológica ao longo de todo o ano. O Aqua Portimão, o Espaço Guimarães e o Parque Nascente, no Porto, querem trazer o tema da alimentação saudável literalmente para cima da mesa.

Em cada um dos três centros comerciais foram criados espaços eficientes e ecológicos, onde vão ser cultivados diferentes alimentos ao longo do ano e promovidos workshops mensais gratuitos para os visitantes.

O projecto surge de uma parceria com a startup portuguesa Noocity, focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da agricultura urbana doméstica. Com um conceito de permacultura, estas hortas são capazes de gerar alimentos durante todo o ano, de forma eficiente, ecológica e saudável.

Cada centro está a prever tipologias de hortas diferentes, de acordo com as características do espaço, e todas estarão abertas ao público, para que os clientes possam acompanhar a evolução dos alimentos plantados.

“Todas as hortas vão ter uma performance impressionante, reforçando que é possível e, cada vez mais necessário, encontrarmos formas de produzir alimentos sustentáveis que permitam alimentar a população de forma nutritiva e cuidar do planeta”, pode ler-se no comunicado.

Os alimentos serão posteriormente doados a instituições e utilizados para workshops culinários nos centros comerciais.

Artigos relacionados