Há um clube do copo que ajuda a salvar o planeta

Safia Qureshi passou grande parte da carreira a desenhar apartamentos e espaços de luxo, mas decidiu que estava na altura de mudar o foco. Fundou, juntamente com Maxwell Mutanda, o Studio [D] Tale e avançou com um sistema circular para copos que promete ajudar a tornar o mundo mais verde – um consumidor de café para levar de cada vez.

De acordo com dados da Fast Company, todos os anos, cerca de 600 mil milhões de copos de café acabam no lixo. Isto significa que 600 mil milhões de tampas de plástico e de pedaços de papel revestidos de plástico são deitados fora.

Ciente de que não é fácil fazer com que todos os consumidores levem os seus próprios copos para os estabelecimentos comerciais, Safia Qureshi pensou num sistema que elimina os inconvenientes associados a este hábito – incluindo lembrarem-se de sair de casa com o copo na mala e de o lavarem mais tarde. Que tal utilizar um copo que pode ser deixado num recipiente semelhante a um caixote do lixo mas que, na verdade, tem outra finalidade?

Na base desta ideia está um copo que pode ser devolvido e reutilizado 132 vezes, reduzindo a pegada ecológica dos consumidores de café. O sistema criado por Safia Qureshi chama-se CupClub e já está a funcionar em Londres, por onde foram espalhados vários depósitos que tornam mais conveniente a devolução. Os copos são, depois, recolhidos, limpos e redistribuído pelos cafés parceiros.

O CupClub arrancou em Junho deste ano e, segundo a sua criadora, já evitou que mais de 100 mil copos de café fossem parar a aterros. No primeiro ano, o clube espera servir seis milhões de bebidas.

Para os cafés, o sistema é totalmente gratuito. Aos clientes, por seu turno, são cobrados três dólares (cerca de 2,70 euros) caso não devolvam o copo utilizado ao fim de alguns dias. No fundo, o CupClub assume que o consumidor quer ficar com ela e cobra-lhe por isso.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?