Há três hotéis portugueses entre os mais sustentáveis do Mundo

A Condé Nast Johansens enumerou uma lista dos hotéis que se distinguem no segmento do turismo sustentável e ecoturismo. No mercado português, o guia de hotéis independentes destaca três unidades que têm vindo a implementar políticas orientadas à sustentabilidade: Casa Melo Alvim, Immerso Hotel e Terra Nostra Garden Hotel.

Localizada em Viana do Castelo, a Casa Melo Alvim é uma antiga casa senhorial do século XVI que foi reconvertida num hotel de charme. «Este é um local ideal para explorar as avenidas arborizadas, os palácios [com arquitectura] Rococó e as ruas estreitas do centro histórico da cidade, bem como as pequenas baías de areia da Costa Verde, as rotas dos vinhos do Vale do Lima e a Serra da Peneda-Gerês, a leste», sublinha a Condé Nast Johansens no seu website.

Na Ericeira, o Immerso Hotel distingue-se pelos seus «princípios de consciência ecológica», que convidam a abrandar a vida e a desfrutar da estadia, em ligação com a Natureza. «O conceito nasceu do amor de uma família pelo mar e da sua visão para criar uma versão descontraída e sustentável da hospitalidade de luxo com um ethos de “não deixar vestígios”», destaca o guia, acrescentando que esta unidade fica situada na primeira reserva mundial de surf da Europa e que a maioria dos elementos interiores, das cadeiras de vime aos móveis de madeira, são «produzidos de forma sustentável por artesãos locais».

Já sobre o Terra Nostra Garden Hotel, em São Miguel, nos Açores, garante a Condé Nast Johansens que proporciona um «conforto de luxo e toda a pompa de um hotel de topo». «Este encantador art déco está repleto de vestígios arquitectónicos das suas origens como um retiro dos anos 1930, incluindo varandas geométricas de ferro ao redor da fachada curvada dourada. No interior, cada suíte relaxante é decorada com estampados botânicos e móveis escuros, enquanto o restaurante TN serve o tradicional Cozido das Furnas, preparado lentamente no subsolo pelo vapor vulcânico», descreve a Condé Nast Johansens.

De acordo com o guia de hotéis independentes, o objectivo desta lista dedicada ao turismo sustentável e ecoturismo é o de apoiar e recomendar «aqueles hotéis e spas localizados em áreas naturais e que investem na conservação do ecossistema onde se encontram, apoiam as pessoas e os negócios locais e implementam práticas ecológicas no desenvolvimento do seu negócio.»

Artigos relacionados