Há madrastas, padrastos e enteados no sábado

congressompe redim“A vida é madrasta” e “há filhos e enteados” são expressões que toda a gente conhece e que representam uma visão depreciativa dos graus de parentesco que nascem com a reconfiguração das famílias.

Discutir os novos modelos familiares e os desafios que deles emergem é o objectivo do 1.º Congresso de Madrastas, Padrastos e Enteados, promovido pela Cego, Surdo e Mudo, de Fernando Alvim. No dia 29 de Novembro, sábado, vai debater-se o tema no Torreão Poente do Terreiro do Paço, com três mesas redondas com diferentes temas.

A ideia de organizar esta conferência «surgiu depois de ter percebido que é um tema muito actual e que nunca tinha sido discutido desta forma», explica Fernando Alvim, que idealizou o evento, à Marketeer. Para os três painéis, foram escolhidas «algumas pessoas com um destes graus de parentesco e alguns especialistas», acrescenta.

“Porque é que a Disney tramou as Madrastas?” é o tema da primeira mesa redonda, às 11.00h, que conta com as intervenções da psicóloga Joana Amaral Dias, Manuel João Vieira, o psicólogo António Alvim e a editora Liliana Valpaços. Destaque ainda para a intervenção de Bernardo Gaivão, da Pordata, da Fundação Manuel dos Santos, que «vai mostrar, recorrendo a estatísticas, o que aconteceu às famílias» nos últimos anos, conta Fernando Alvim, que também modera.

Às 15.00h, o segundo painel, “A vida é Madrasta” é moderado pela radialista Xana Alves e tem como intervenientes Catarina Furtado, Ana Soares, autora do blogue, “A vida é madrasta”, a investigadora Paula Cordeiro, Isabel Parreira, autora do livro “A Madrasta”.

O congresso termina às 16.30h sob o tema  “Tu não és minha Mãe”. Moderado por Fernando Alvim, o debate está a cargo da escritora Filipa Martins, do director da Time Out, João Cepeda, da cantora Luanda Cozetti, da empresária Cláudia Piloto, e da jornalista Rute Sousa Vasco. Durante o dia vai ser divulgada informação sobre o Congresso na página de Facebook da iniciativa.

O 1.º Congresso de Madrastas, Padrastos e Enteados tem entrada livre e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. As inscrições podem ser feitas através do endereço de correio electrónico madrastaspadrastosenteados@gmail.com.

Artigos relacionados