Guia para anúncios de seis segundos: familiaridade, familiaridade, familiaridade

A capacidade de atenção dos consumidores tende a diminuir e o formato de seis segundos ganha, por isso, terreno na publicidade. Mas como garantir que se conquista a atenção dos público em tão pouco tempo?

Um estudo publicado no Journal of Advertising Research (JAR) mostra que anúncios de seis segundos podem aumentar o seu impacto se fizerem referência a campanhas, activos ou personagens associadas à marca. Ou seja, que o público já conheça de alguma maneira e que lhe sejam familiares.

É na memória dos consumidores, e no conhecimento prévio que têm da marca, que os profissionais de marketing e publicidade devem apostar, aproveitando ao máximo a curta janela de tempo disponível.

O mesmo estudo, citado pelo WARC, indica que estas tácticas têm impacto em anúncios com qualquer tipo de duração, mas especialmente nos formatos mais reduzidos. Uma vez que «se tornam ferramentas vitais para uma rápida criação de significado», explicam Colin Campbell (Universidade de San Diego) e Erin Pearson (Universidade de East Anglia), autores de “Strategies for more effective six-second video advertisements: Making the most of 144 frames”.

Os investigadores recomendam ainda que as marcas tirem partido do contexto sociocultural para que quem vê o anúncio consiga fazer associações rápidas. Esta será uma abordagem particularmente útil para marcas que ainda não são conhecidas e que não têm elementos próprios para chamar a atenção.

Outra técnica a ter em consideração passa por apostar num conjunto de pequenos anúncios que, no seu todo, constituem uma mensagem mais alargada. Como se se tratassem de episódios de uma história. Mas, atenção, cada vídeo deve viver por si só e não depender dos restantes.

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