Grupo Ageas Portugal: Nova casa a Norte

O Grupo Ageas inaugurou a sua nova casa no Norte do País: um moderno edifício com mais de 7600 m2, com muita luz natural, construído de forma sustentável e com foco na prioridade do grupo, os seus colaboradores.

O ICON Douro, localizado num dos principais eixos da cidade do Porto, entre a VCI e a Avenida AEP, assenta na materialização da visão da marca, como uma organização única, mais ágil, dinâmica, eficiente e sustentável. Segundo Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, «o edifício espelha e projecta internamente os valores do grupo – Care, Dare, Share e Deliver – e promove tanto a criatividade como a inovação, mas também a inclusão».

O edifício tem a assinatura do arquitecto Luís Pedro Silva e a construção esteve a cargo da Civilria. Destaca-se pelos traços modernos e inovadores, tendo um formato de elipse e uma fachada envidraçada em todo o perímetro com aproximadamente 3500 m2 de vidro. Na fachada, evidenciam-se também diversos “anéis” em betão armado, relevantes para a estética do edifício. O investimento de cerca de 30 milhões de euros visa responder, sobretudo, às circunstâncias de trabalho actuais e futuras.

Para Steven Braekeveldt, «antecipar e incorporar as novas formas modernas de organização é fundamental para o crescimento do grupo e revela uma aposta nos colaboradores e no desenvolvimento do trabalho totalmente assente nos princípios de colaboração, flexibilidade e sustentabilidade».

No total, o grupo segurador investiu cerca de 100 milhões de euros entre os edifícios do Porto e de Lisboa, um grande passo que permite juntar, pela primeira vez, todos os colaboradores num só edifício em cada uma das cidades, e que revela o seu elevado nível de compromisso com Portugal.

Na cerimónia de inauguração, que decorreu no mês de Setembro, com direito a corte de fita, discursos e visita guiada pelos pisos, estiveram presentes diversos parceiros, bem como Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.

A mesma cerimónia contou com muita animação, levada a cabo pelo Chapitô e por músicos igualmente convidados. Estas presenças materializam o apoio do Grupo Ageas Portugal à cultura, uma das suas mais fortes missões, sobretudo numa cidade onde se encontram o Coliseu Porto Ageas e a Casa da Música, duas entidades com estreita relação com o mesmo.

FOCO TOTAL NO BEM-ESTAR DOS COLABORADORES

O ICON Douro foi pensado de raiz para ser um espaço dinâmico e multifuncional, mas simultaneamente confortável, acolhedor e envolvente. Um local onde as pessoas se sentem bem, onde querem estar.

O Grupo Ageas Portugal abre espaço, no seu novo edifício no Porto, para novas formas de trabalhar assentes em três pontos-chave:

  • Flexibilidade: com vista ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e de forma voluntária, os colaboradores podem escolher dois dias de trabalho remoto;
  • Escolha livre de lugares e princípio da mesa limpa: uma dinâmica de trabalho ágil e colaborativa permite a cada pessoa escolher o lugar no qual quer trabalhar. Simultaneamente, deve assegurar que o espaço que utilizou fica em condições para ser utilizado por outro colega, aprofundando-se, assim, o espírito de empatia e entreajuda;
  • Desmaterialização e redução de plásticos: promoção da redução de impressão de papel e implementação de processos digitais, bem como a introdução de copos e chávenas de vidro, abolindo de vez o plástico. Este ponto foca-se nas preocupações com a fluidez dos procedimentos internos, a sua agilização e, ao mesmo tempo, com a sustentabilidade das operações e a redução da respectiva pegada.

A FUSÃO PERFEITA ENTRE COLABORADORES E CLIENTES

Com o objectivo de proporcionar uma experiência única, integrada e com foco na qualidade do serviço prestado, há vários espaços no edifício em que stakeholders internos e externos se cruzam de forma totalmente orgânica.

Exemplo desta dinâmica é o piso zero onde, para além do Espaço Feito de Nós (dedicado a trabalhar, partilhar experiências, receber convidados, organizar conferências), se encontra a Loja Multimarca, que serve não só as várias unidades de negócio (Vida, Não Vida e Saúde), como todas as marcas comerciais.

Tendo sido o novo edifício do Porto pensado para as equipas trabalharem no mesmo espaço, este enfatiza também lideranças mais próximas, não fosse proximidade uma palavra-chave para o Grupo Ageas Portugal. Vai ser possível, assim, encontrar uma liderança e colaboradores mais próximos, o que, consequentemente, exigirá que estes sejam mais colaborativos, partilhando a cultura Ageas e bebendo da sua estratégia e missão.

E se o trabalho de equipa importa, não é menos relevante a proximidade do grupo com os seus clientes, porque colaboradores felizes geram clientes felizes.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.

Artigos relacionados