Cupra: Paixão pela performance e comunidade do padel

A ligação da Cupra ao mundo do padel surgiu em 2019, altura em que a marca se tornou patrocinadora premium de todas as competições oficiais do World Padel Tour (WPT) e se assumiu como patrocinadora principal da Federação Internacional de Padel (FIP) e da Premier Padel.

Desde essa data, a marca tem vindo a reforçar a sua ligação a esta modalidade. «Tanto o padel como a Cupra são uma interpretação contemporânea do desportivismo, onde a reinvenção da performance e a busca por novos caminhos são constantes. Mais do que o ímpeto pela competição, ambos unem comunidades de pessoas apaixonadas, que buscam constantemente superar-se a cada desafio», afirma Cristina Rola, directora de Marketing da Cupra.

Conhecida pelo seu «espírito desportivo, inovação e performance », a marca automóvel ambiciona manter uma estreita relação com o mundo do desporto, e em particular com o padel. «Vimos que o crescimento da modalidade foi impulsionado por pessoas apaixonadas, inovadoras, que não se conformam e que, acima de tudo, defendem o espírito de comunidade – a união de uma Tribo que se move pela sua paixão», realça a profissional.

COMPETIÇÕES E OBJECTIVOS

Por se tratar de um «desporto com o crescimento mais rápido no mundo e por estar tão alinhado com os valores da marca», o padel assumiu-se como um «território de activação de grande importância». A responsável considera que «a marca garante maior proximidade com um target de clientes e potenciais clientes que partilham os mesmos valores, ao mesmo tempo em que reforça o seu posicionamento».

Com esta associação à modalidade, a Cupra procura atingir a comunidade de entusiastas do padel, que se identifica com os valores da marca. «Queremos atingir pessoas com um carácter destemido, que procuram um desempenho inigualável no campo, mas que não se limitam à competição, celebrando também o desporto, a amizade e a paixão pelo padel», acrescenta a directora de Marketing da marca.

A ambição da Cupra passa por «ultrapassar os limites e desafiar o modelo convencional, que continua bem presente». Este ano, a nível internacional, a marca está a patrocinar algumas das etapas do Premier Padel, o novo torneio mundial que veio substituir o World Padel Tour (WPT). Além disso, mantém o patrocínio principal da Federação Internacional de Padel (FIP) e continua a apoiar um vasto grupo de jogadores profissionais de padel que fazem parte da Tribo Cupra. Desta extensa lista, fazem parte jogadores como Alejandro Galán, Paula Josemaría, Federico Chingotto, Juan Tello, Ariana Sánchez e Fernando Belasteguín.

Já a nível nacional, a marca segue o mesmo princípio e assume um papel activo no apoio ao padel, «comprometendo-se a proporcionar grandes momentos e emoções a todos os amantes desta modalidade». Nesse sentido, está traçado um plano de activações da Cupra em duas áreas: padel profissional e padel amador.

No padel profissional, a Cupra patrocina a Selecção Nacional de Padel, em parceria com a Federação Portuguesa de Padel. Sofia Araújo, actual número 8 no ranking mundial, é a embaixadora da marca no âmbito deste patrocínio.

Ainda no que diz respeito ao padel profissional, Cristina Rola refere que a marca vai realizar o torneio “Cupra Open Padel 10.000”. Paralelamente, a Cupra patrocina a área de padel do Club7, onde realiza alguns eventos exclusivos, além de patrocinar ainda dois eventos de relevo nacional: o Padel Grand Champions – onde se podem ver vários campeões do mundo e jogadores de várias nacionalidades a competir e a desafiarem-se no court; e o Vilamoura Summer Cup – um torneio exclusivo que junta no mesmo espaço os melhores atletas desta modalidade.

Já ao nível do padel amador, a Cupra vai organizar, pelo segundo ano consecutivo, o seu “Cupra Padel On Tour”. Trata- se de um torneio amador, com a chancela da Federação Portuguesa de Padel, que ocorre em sete etapas, de norte a sul do País, e conta com a participação de mais de 900 atletas, das categorias FIII, FIV e FV + MIII, MIV e MV.

DESAFIOS E COMUNIDADE

No que toca ao impacto na comunidade, a ligação da Cupra ao padel sai reforçada pela defesa do valor da igualdade de género. «Em todos os torneios ou provas profissionais, patrocinados pela marca, o prize money dos vencedores é distribuído, em igual valor, às equipas femininas e masculinas», sublinha a responsável, antes de reforçar que a igualdade de género «é um ponto de honra para a Cupra». Uma situação que a profissional revela «não ser comum em todos os torneios internacionais e nacionais de padel».

Além disso, a Cupra pretende «garantir sempre muita adrenalina, não só dentro do court como fora do campo, sempre com o objectivo de criar uma experiência mais próxima e interactiva com o público». Nesse sentido, a marca disponibiliza um lounge em todos os eventos, onde decorrem várias activações de marca. «Estas activações foram criadas e pensadas para unir a paixão pelo desporto com uma mentalidade competitiva, proporcionando experiências inovadoras e desafiadoras aos atletas e espectadores», salienta a líder do departamento de Marketing.

Face ao crescimento da modalidade não só a nível mundial, como também a nível nacional, o padel tem atraído cada vez mais marcas, que olham para esta modalidade como uma boa ferramenta para comunicar. «Apesar de termos sido das primeiras marcas a entrar no território e termos já uma posição solidificada, o que nos valeu o prémio de Melhor Marca Patrocinadora, em 2023 – prémio concedido por votação da comunidade de Padel nacional –, não damos a nossa posição como adquirida», alerta. Para a responsável, a marca tem agora o peso de estar à altura deste reconhecimento por parte da modalidade e dos adeptos, pelo que assume o compromisso de «continuar a trabalhar no futuro».

PLANOS FUTUROS E IMPACTO

Embora se caracterize como uma marca automóvel – em que «a principal área de negócio é a produção e comercialização de automóveis com alta performance e estética inovadora» –, a directora de Marketing deixa claro que «a Cupra quer ir além do seu core». Desde o primeiro momento que a marca assume o desejo de ser diferenciadora, seja através do seu posicionamento, seja a partir da entrada noutros tipos de negócio que não faziam inicialmente parte do core.

No caso particular do padel, este «ir além» traduz-se na criação de parcerias estratégicas da Cupra com marcas de renome na área do padel. «O objectivo passa por desenvolver produtos específicos», como, por exemplo, a terceira raquete de padel Cupra Wilson LT, lançada no ano passado em parceria com a Wilson Sporting Goods Co. Trata-se de uma raquete «inspirada no espírito rebelde do Cupra Urban Rebel Racing Concept, e fabricada pela Wilson, que já está em comercialização nos showrooms Cupra».

Para divulgar o patrocínio ao padel, a Cupra tem adoptado uma estratégia de comunicação que passa por utilizar diversos canais para dar a conhecer a sua participação em eventos da modalidade. Os conteúdos transmitidos têm por base as provas, os atletas ou as entidades apoiadas pela marca. O objectivo é que estes conteúdos «reforcem o posicionamento da Cupra – ágil, dinâmico e disruptivo – e contribuam para promover a paixão pela competição e pela busca constante por novos desafios».

Já com os olhos postos no futuro, a directora de Marketing adianta que a Cupra pretende «manter e consolidar o plano traçado para este ano». Para o futuro, deixa a seguinte garantia: «Pretendemos manter-nos activos no território do padel, acompanhando o crescimento da modalidade e, se possível, apoiando eventos internacionais que muito gostaríamos de voltar a ver em território nacional.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Influência da IA no mundo das marcas”, publicado na edição de Abril (n.º 333) da Marketeer.