Google alerta para link malicioso

A Alphabet Inc., empresa que detém a Google, alertou os utilizadores para estarem atentos aos e-mails recebidos de contactos conhecidos que pedem para carregar num link que direcciona para o Google Docs, mas que, na verdade, é um ataque de informático que retira informações das contas dos utilizadores.

O aviso da empresa surgiu depois de várias pessoas se terem queixado de que as suas contas foram pirateadas. Ao que tudo indica, trata-se de um ataque de pishing (uma técnica de pirataria que leva os utilizadores a oferecerem informações confidenciais e privadas) que permite aceder às contas dos utilizadores da Google sem as respectivas passwords.

O e-mail em causa contém um convite para o programa Google Docs, que permite que várias pessoas partilhem e editem documentos na cloud. “Alguém partilhou um documento Google consigo” é, normalmente, a mensagem. Neste caso, se o utilizador clicar no botão “abrir documento” será levado para a página de login do Google que pergunta se quer “continuar para o Google Docs”. Ao conceder essa autorização o utilizador permite, sem o saber, o acesso a dados como os contactos de e-mail, espalhando também a mensagem pirateada.

A Google afirmou esta quarta-feira que tomou medidas para proteger os utilizadores destes ataques ao desactivar as contas infractoras e ao remover as páginas maliciosas e que está a “trabalhar para evitar que este tipo de falsificação aconteça novamente”.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Automonitor
Está grávida? Veja o que deve (e não deve) fazer se for conduzir