“Fronteiras” dão mote ao próximo Festival Política

O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, entre os dias 22 e 25 de Abril. Este ano, “Fronteiras” será o mote para quatro dias de debate, partilha de conhecimento e experiências, mas também de teatro, poesia, humor e cinema.

Na sua quinta edição, o Festival Política reafirma o seu compromisso com a missão de levantar questões que convidam a pensar e a promover a consciencialização cívica, individual e colectiva. Em 2021, o objectivo será explorar os vários tipos de fronteiras que existem, desde as barreiras físicas aos entraves psicológicos e, claro, políticos.

A programação é composta por cerca de 20 actividades gratuitas, sendo que a organização destaca três momentos desenvolvidos especialmente para o Festival Política: o stand-up sobre racismo e direitos humanos do humorista Carlos Pereira; o solo do encenador, dramaturgo, cenógrafo e intérprete André Murraças, “Fronteiras”; e o espectáculo “Homens que são como fronteiras invadidas”, de Valério Romão e José Anjos.

Juntam-se ainda 18 filmes sobre as fronteiras da cidade de Lisboa, conflitos sociais a nível europeu, ascensão dos nacionalismos e migrações, entre outros temas.

Para este ano, estão previstas também actividades em formato digital, incluindo workshops sobre participação cidadã na democracia ou de aperfeiçoamento da escrita criativa com base na Enciclopédia dos Migrantes. Ainda em formato virtual, o Festival Política propõe encontros com deputados representantes dos partidos eleitos para a Assembleia da República.

Rui Oliveira Marques, director artístico do evento, considera que esta é uma «programação que reflecte o confinamento que a pandemia impôs a grande parte da população, mas também as fronteiras que separam o centro e a periferia de Lisboa, a par das realidades das populações migrantes e das lutas pelos direitos humanos que se tornaram ainda mais urgentes no contexto actual». Em comunicado, acrescenta que são «fronteiras como muros, não só os físicos como os políticos, económicos e mentais».

O acesso é gratuito, mas é necessário levantar bilhetes no próprio dia, na bilheteira do Cinema São Jorge, no caso de actividades presenciais. Para actividades online, a inscrição deve ser feita por email (participa.politica@gmail.com).

Artigos relacionados