“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Alexandre Pessoa

É difícil sobressair por entre dezenas de curriculos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.

Alexandre Pessoa (estratega) é o mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.

Qual é a melhor coisa que já fizeste?

O projecto do qual mais me orgulho e que foi concluído em 2017 foi o Real Content para TNT Energy Drink  marca de bebidas energéticas brasileira, juntamente com a Y&R São Paulo e viabilizado pela IdeaFixa, onde possuía o cargo de Digital Strategist. Trouxemos 30 artistas, 22 intervenções e diversos conteúdos digitais para o projecto. O que arrancou como um briefing para um publieditorial, ao juntamos nossas cabeças pensantes, trouxemos um novo conceito para o cliente, que resultou em uma campanha multidisciplinar e multiplataforma.

O meu trabalho era alinhar todos os pontos da sua concepção até à sua conclusãom o que passou de negociação e contratação de artistas, estratégias digitais e de produção até a entrega em materiais digitais e audiovisuais. O resultado foram centenas de milhares de impressões nas redes sociais, um alcance 100x maior do que o esperado pelas redes da marca e diversas menções nos meios de comunicação, além de uma candidatura a Cannes, mas o mais importante resultado foi o presente atemporal e único para as comunidades que se envolveram durante os processos de instalações e criação das artes. Também já trabalhei com diferentes títulos originais Netflix, lançamento de bebidas e o desenvolvimento de negócios, estratégia e posicionamento da Girls on Board em Portugal.

Qual é o projecto que queres fazer a seguir?

Novos tempos, novos costumes, novas oportunidades. Pôr a mão na massa é importante em períodos de reconstrução e espero poder desenvolver um projecto que traga as comunidades e a cultura maker para cena. Produtores locais, inventores, engenheiros e artistas multidisciplinares juntos a desenvolver para e com a comunidade o que elas verdadeiramente precisam. Função, razão e coração juntos para melhorar o ânimo, a vida e o futuro.

Porque é que te devem contratar?

No design dizemos que o melhor resultado é a forma e função, mas nada disso se sustenta sem razão. Fazer lindas campanhas, projectos e comunicação precisam fazer sentido, emocionar, tocar e trazer pertencimento. Ser próximo. Colaborar é melhor do que competir. Estratégias criativas são a melhor forma de atingir resultados que criem uma história consistente para as marcas, empresas e produtos. Com metodologia, criatividade e muita paixão, juntos será possível construirmos “coisas incríveis”. Vamos juntos?

Como vês a situação actual que vivemos?

A situação que vivemos hoje expôs as grandes falhas do sistema em que vivemos em todas as áreas. Na comunicação, foi curioso ver como os mercados e segmentos reagiram e como a publicidade se comportou em cima desse acontecimento. Oportunistas apareceram aos montes com soluções milagrosas para sua marca, produto ou companhia durante este período e só evidenciou falhas na categoria. Um movimento curioso, contudo, foi a da forçada digitalização das marcas. Nunca o Uber Eats esteve tão habitado e com ofertas que antes não se encontrariam. Este fenómeno mostra a importância do digital e como o mercado em Portugal ainda está imaturo, pouco explorado e carente de atenção. Os efeitos da pandemia são devastadores, mas é preciso ingenuidade, criatividade e paixão para superar este momento adverso.

Desde quando és freelancer e porquê essa decisão?

Trabalho como freelancer desde 2018 em projectos paralelos para marcas, clientes directos ou até mesmo pequeno empreendedores. Oferecer os meus serviços fora do ambiente convencional da comunicação foi uma decisão fácil de ser tomada, pois assim consigo explorar a minha criatividade e ter liberdade em desenvolver o que gosto tanto.

Quais as vantagens e desvantagens de ser freelancer?

Ser freelancer é um desafio único. Há que ser regrado e consciente das suas próprias finanças: afinal um mês de sucesso pode não se repetir com frequência. Há ainda um estigma quanto aos freelancers, que eles devem oferecer seus serviços a preços mais baixos, o que torna o mercado e a competitividade muito acirrada. Vale apenas apontar que o valor de um freelancer é dado pelo seu tempo: Se ele consegue resolver um desafio em cinco dias é porque estudou 10 anos para ter essa experiência, o que se paga é justamente este investimento profissional e a segurança de ser alguém que sabe o que faz. Masm de modo geral, a actividade como freelancer dá liberdade, autonomia e a possibilidade de se envolver nos projectos que você julga aliciantes e interessantes para o seu futuro.

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