Feed do Instagram vai mudar

As publicações que vemos quando abrimos o Instagram aparecem por ordem cronológica tendo em conta o momento em que foram partilhadas. Mas, em breve, tudo irá mudar. Resta saber se para melhor ou pior.

O Instagram vai adicionar um algoritmo responsável por organizar o feed de cada utilizador, tornando esta rede social cada vez mais semelhante à empresa-mãe, o Facebook. Segundo o comunicado do Instagram, os utilizadores perdem, em média, 70% dos seus feeds (o que pode estar relacionado com seguirem um grande número de pessoas) e as publicações que acabam por não ver podem ser aquelas que queriam mesmo conhecer.

Posto isto, o Instagram vai passar a ordenar os vídeos e as fotografias publicadas através de um algoritmo baseado na probabilidade de cada utilizador estar interessado em determinado conteúdo, na relação com o outro utilizador e ainda na classificação do momento como oportuno ou não. Por agora, avança o Instagram, apenas a ordem será alterada, mas é possível que outras mudanças ocorram. Se acontecer como no Facebook, nem todas as publicações surgirão no feed.

E as marcas?

As mudanças anunciadas relativamente à personalização do feed do Instagram não deverão influenciar a publicidade. Segundo um porta-voz da rede social, em declarações ao The Drum, não haverá qualquer impacto na frequência e ordem dos anúncios que as marcas comprarem no Instagram. Quanto às marcas que depositavam toda a sua confiança no crescimento orgânico, poderão encontrar algumas dificuldades. Tal como acontece actualmente no Facebook, se os utilizadores não interagirem com as suas publicações, estas acabaram por aparecer em último no feed. E, muitas vezes, os utilizadores não chegam ao fim.

Artigos relacionados