Farfetch compra plataforma de moda de luxo em segunda mão

Dedicada à revenda de moda de luxo em segunda mão, a Luxclusif é o mais recente investimento da Farfetch, que anuncia hoje a sua aquisição. O negócio inclui a plataforma tecnológica da Luxclusif, bem como a integração da equipa da empresa no grupo de origem portuguesa.

«A entrada da Luxclusif permite-nos expandir a oferta de produtos em segunda mão para os nossos consumidores, retalhistas e outros fornecedores deste tipo de artigos. O nosso objectivo é sermos a plataforma global líder de moda de luxo em segunda mão», adianta Giorgio Belloli, Chief Commercial and Sustainability Officer da Farfetch.

Em comunicado, o mesmo responsável sublinha que este é um mercado que está a crescer rapidamente e que é cada vez mais importante para os clientes e para a indústria de luxo. Aliás, o “Conscious Luxury Trends Report 2020”, elaborado pela Farfetch, dá conta disso mesmo, tendo mostrado que mais da metade dos clientes comprou ou vendeu artigos em segunda mão no ano passado. «E as estimativas da indústria sugerem que a categoria destes produtos está a crescer três vezes mais rápido do que o mercado primário», remata.

Em termos técnicas, a aquisição da Luxclusif irá contribuir para o desenvolvimento de tecnologia e serviços como automatização de pricing. Além disso, será útil para uma rápida expansão em termos geográficos e em termos da categoria de revenda.

A Luxclusif foi fundada em 2013 e apresenta-se como uma prestadora de serviços B2B com uma solução que permite a aquisição, autenticação e venda de produtos de luxo em segunda mão de e para leilões, retalhistas, plataformas de comércio electrónico e lojas em todo o mundo. A empresa já colaborava com a Farfetch há vários anos, nomeadamente através da plataforma Farfetch Second Life, mas agora a relação sobe a um novo patamar de integração.

Guilherme Faria, co-founder & Chief Operating Officer da Luxclusif, explica que as duas empresas «partilham a visão de uma indústria da moda mais consciente, limpa, circular e inclusiva» e, além disso, estão «também alinhados com os facilitadores de tecnologia e líderes da indústria nas [respectivas] áreas de negócio».

Artigos relacionados