Facebook assinala notícias que podem ser falsas

O problema das notícias falsas no Facebook está mais perto de ser resolvido. Ou assim o espera Mark Zuckerberg ao anunciar uma nova ferramenta que evidencia que existem dúvidas relativamente a determinado conteúdo.

Caso muitas pessoas denunciem a mesma notícia, um grupo externo de organizações irá analisar a história. Se concordarem com os utilizadores que reportaram a situação, será adicionada uma bandeira ao conteúdo – símbolo de que a veracidade do mesmo está a ser contestada. Adicionalmente, esta história terá menos hipóteses de aparecer nos murais dos utilizadores e não poderá ser transformada em anúncio ou ser promovida de qualquer forma.

«Temos a responsabilidade de garantir que o Facebook tem o maior impacto positivo no mundo. Esta actualização é apenas um de vários passos em frente», afirmou Mark Zuckergberg numa publicação na sua página, referindo que, apesar de se tratar de uma empresa tecnológica, o único papel do Facebook não pode ser o de desenvolver tecnologia.

A rede social tem também a responsabilidade de permitir que as pessoas tenham conversas com significado e de construir um espaço através do qual possam estar informadas. Ainda assim, é necessário «resistir ao caminho que nos leva a transformarmo-nos em árbitros da verdade», acrescenta o CEO.

Sobre o trabalho que estão a desenvolver sobre este problema, Mark Zuckerberg revela ainda que descobriram que se as pessoas que leram um artigo são menos propensas a partilhá-lo do que aquelas que apenas leram o título, isso poderá ser um sinal de que se trata de uma notícia falsa. Por isso mesmo, o Facebook vai passar a incluir essa informação no ranking do News Feed.

Ao avançar com estas mudanças, o responsável acredita que tornarão as notícias falsas menos rentáveis para «os spammers que fazem dinheiro ao conseguirem que mais pessoas visitem os seus sites». Garante ainda que vão desmantelar os spammers que se fazem passar por meios de comunicação social conhecidos.

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