Estratégias de Marketing poderosas com Data Analytics e Inteligência Artificial

Por Carla Bastos da Fonseca, directora de Marketing da BI4ALL

O Marketing é uma das áreas mais importantes das empresas pois, para além de trabalhar o posicionamento e a notoriedade da organização, tem ainda como responsabilidade o processo de atracção, nutrição, conversão e retenção dos clientes através da geração de valor de um produto, serviço ou marca.

Para atingir os seus objectivos, e contribuir para a geração de novas oportunidades de negócio, é extremamente importante que os directores de Marketing façam planos poderosos e altamente eficazes e, para isso, as equipas necessitam de conhecer o mercado, os clientes e os concorrentes. É exactamente aqui que as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial ganham relevância e se tornam tão importantes no seu dia-a-dia, pois oferecem a oportunidade de ter acesso a um conhecimento sem precedentes dos clientes, de criar ofertas de valor diferenciadoras, bem como a oportunidade de fazer mais e melhor com menos riscos e menor investimento.

O cliente é cada vez mais exigente, digital e informado e pode mudar rapidamente o seu comportamento perante uma marca, um produto ou um serviço. A incorporação de ferramentas tecnológicas disruptivas na organização proporciona mais inteligência e conhecimento, potencia novas abordagens e permite que consiga alcançar resultados diferenciadores e novas oportunidades de negócio.

Para termos uma ideia do enorme volume de dados que circula no mundo todos os dias, prevê-se que, em 2020, cada pessoa vai gerar 1,7 megabytes de dados a cada segundo. Além disso, a IDC prevê que produziremos 165 zettabytes por ano até 2025. Mas é certo que estes dados só trarão valor real à sua organização quando devidamente armazenados e trabalhados de forma a gerarem insights relevantes para o desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing.

Assim, as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA) representam um enorme passo para o Marketing e não se concentram só no que o cliente quer no momento, mas antecipam as suas verdadeiras necessidades e interesses. Ao ser possível conhecer de forma mais profunda como o consumidor se comporta, o Marketing consegue desenvolver estratégias objectivas, assertivas e mais direccionadas, que estimulam a conversão de prospects em novos clientes, enquanto fidelizam o actual consumidor.

Estas soluções aumentam significativamente as possibilidades de ter sucesso, pois ajudam a recomendar, analisar, cruzar e acelerar novas campanhas e já implementadas, aumentar a eficiência da estratégia, personalizar a experiência de compra, desenvolver acções mais direccionadas e personalizadas e, claro, aumentar as possibilidades de sucesso e novas oportunidades de negócio.

Através das soluções tecnológicas de Data Analytics e IA, o departamento de Marketing ganha acesso a várias e diferentes informações que lhe permitem estar muito melhor preparado no contexto do processo de decisão. Um acesso preciso às métricas permite avaliar o impacto das campanhas feitas e focar na optimização do retorno financeiro. Além de conseguir relatórios eficientes e precisos na altura de apresentar resultados à gestão.

Desta forma, o Data Analytics e a IA têm todo o potencial para mudar a forma como as organizações gerem o seu relacionamento com os clientes, mas também monitorizar e optimizar a estratégia de forma a conseguir melhores resultados. Estas soluções possibilitam a identificação de oportunidades de negócio, enquanto analisam também as reacções do público a novos produtos ou serviços, combinando os dados internos com os dados recolhidos através das redes sociais, blogs, fóruns, entre outros. Por outro lado, permite ainda que seja possível identificar tendências, associações ou reconhecer certos padrões, com o objectivo de melhorar a experiência do consumidor para com a marca.

Para além disso, a concorrência é realmente acirrada hoje, o que faz com que as empresas tenham de implementar estratégias para atrair as suas buyer personas através de iniciativas de marketing assertivas e campanhas poderosas.

Assim, uma melhor interacção com o consumidor, um conhecimento preciso das principais métricas e uma optimização contínua irão, sem dúvida, criar mais e melhores oportunidades de negócio. Como tal, ao transformar os seus dados em inteligência, está a abrir um novo caminho para o seu negócio!

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