Grupo Ageas quer afirmar-se e dar cor ao sector
O Grupo Ageas lançou a campanha “Vive a tua cor”, protagonizada por Mário Coelho, vencedor da 2.ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II. Trata-se da primeira campanha institucional do Grupo, lançada num momento em que o Grupo pretende reforçar o seu posicionamento.
Inês Simões, directora de Comunicação Corporativa e Marca do Grupo Ageas Portugal, explica que, cinco anos após a chegada da marca ao mercado português, era necessário uma campanha que reforçasse o seu posicionamento.
«Este é o momento de viragem que marca o futuro do Grupo, onde queremos ser não só reconhecidos pelo profissionalismo, mas também pela organização humana que somos. Viemos para ficar, para crescer com propósito, com valor acrescentado para todos os stakeholders que fazem parte do nosso ecossistema», afirma.
A campanha conta com uma forte componente de comunicação inclusiva, tendo sido incorporada linguagem gestual e ColorADD, específica para pessoas com daltonismo.
A responsável sublinha que a campanha demonstra também a importância do Grupo em ouvir os clientes e entender o que estão a viver (as suas aspirações, necessidades, desejos, ambições, dificuldades e sonhos. «Conhecendo essas dimensões que preenchem a vida de cada um de nós, o passo seguinte é sintonizarmo-nos com elas. É assente nessa premissa que estudamos o futuro hoje, através de soluções que vão ao encontro do que é mais premente. Somos uma entidade focada no cliente (estamos onde os nossos clientes estão e onde precisam de nós) mas também nos nossos parceiros e colaboradores», refere Inês Simões.
O que motivou a criação da primeira campanha institucional do Grupo? E porquê apenas cinco anos após a entrada da marca Ageas no mercado português?
Acreditamos que este é o momento de afirmar o Grupo: enquanto agregador das marcas comerciais Médis, Ageas Seguros, Ocidental, Ageas Pensões e Seguro Directo (dissipando o espectro da confundibilidade entre o Grupo enquanto marca e a marca Ageas Seguros) e de marcas de serviços complementares para o cliente. Além disso, afirmamos também o Grupo enquanto marca corporativa, com territórios de actuação na cultura, literacia, prevenção, tecnologia, inovação, sustentabilidade e impacto social. Entendemos que o mundo mudou e o Grupo Ageas mudou com ele e, por isso, este é o momento para reforçar o nosso posicionamento sólido, com marcas fortes, altamente reconhecidas e valorizadas no mercado, com propostas de valor inovadoras. E sempre ao lado dos nossos clientes, enquanto participantes activos da comunidade onde nos inserimos, levando a cabo iniciativas que impactam positivamente a sociedade e a economia, materializando a nossa missão: trazer uma experiência emocional e relevante à vida das pessoas.
Que motivos levaram à escolha de Mário Coelho para protagonizar a campanha?
O Mário Coelho move-se pelo panorama do teatro independente, motivado pela vontade de encontrar um lugar onde possa expressar livremente a sua criação artística. Com um trabalho notável, ainda tão jovem, e sem desistir dos seus sonhos, o Mário é o símbolo da paixão, determinação resiliência e vontade de fazer sempre mais e diferente. Por isso, a escolha foi natural uma vez que enquanto pessoa, ator e protagonista materializa na campanha os valores que pretendemos transmitir.
E quais as mais-valias de contar com a presença de colaboradores do Grupo?
Saber o que move cada um é o primeiro passo para podermos estar ao lado não só dos nossos clientes, mas também dos nossos colaboradores e são eles os protagonistas desta nova campanha. Depois de desafiados a revelarem o que dá cor às suas vidas, convidámo-los a exteriorizar este manifesto que defende a diversidade, proximidade, personalização, humanização e alegria. E o resultado foi extraordinário: descobrimos talentos, inspirámo-nos em histórias, e acreditamos que a sua colaboração nesta campanha trouxe uma autenticidade e uma emoção acrescidas.
Como se materializa o foco do Grupo Ageas nos colaboradores?
Estamos a construir novos edifícios com a implementação de novas formas de trabalhar, onde conceitos como a flexibilidade, a mobilidade e a colaboração ganham uma nova dimensão no dia-a-dia da nossa empresa. Ouvimos o colaborador de forma regular, preocupamo-nos com o seu bem-estar, com a sua felicidade (temos, por exemplo, o programa Ageas Saudável e o Ageas O’Clock para uma melhor gestão de vida pessoal e profissional) e promovemos o intraempreededorismo onde cada colaborador pode crescer e enriquecer o seu percurso profissional. Além disso, os nossos valores corporativos espelham a nossa visão e a nossa missão: Care, Dare, Share e Deliver. É por tudo isto e muito mais que queremos fazer desta campanha, na qual convidámos os nossos colaboradores a participar, como que uma “declaração pública” da nossa cultura e dos nossos valores, de mãos dadas com os nossos clientes, com a sociedade e com o país.
Que valores saem reforçados com esta iniciativa?
O Grupo Ageas Portugal é uma marca fresca, inovadora, segura e com propósito. Somos um Grupo que contribui positivamente para a sociedade e economia com parcerias fortes, projectos e iniciativas concretas para além dos seguros. Profissionalismo, diligência, eficiência, inovação fazem parte da nossa forma de estar. Uma forma de estar informada, interessada, que cuida, protege, antecipa e prevê. Assumimos que somos arrojados, coloridos, sem preconceitos, mas profissionais empreendedores e humanos. E é precisamente tudo isto que sai reforçado desta nova campanha.
Que resultados esperam alcançar?
Acima de tudo, pretendemos ser reconhecidos enquanto o grupo segurador que vem dar cor ao sector, mas também como empresa global que assume a sua responsabilidade e compromisso para com a sociedade e que desempenha um papel activo na construção de um futuro melhor para todos. Ser diferente faz parte de nós e a nossa diversidade começa precisamente no logotipo, materializa-se na riqueza das nossas pessoas, no ADN inovador e sustentável que temos, no impacto social em tudo o que fazemos, nas nossas marcas e no caminho que estamos a fazer “para lá dos seguros”. Tudo com uma missão: ser relevante a todo o momento, e demonstrar que “segurar o outro” é, antes de mais, uma questão de protecção, de segurança e, no final do dia, uma questão de emoções. Queremos que nos conheçam, reconheçam e queiram saber mais sobre nós.
Texto de Rafael Paiva Reis