Esqueça o gin. A sidra vai ser a nova moda

Vai arrancar em meados de Maio a primeira campanha multimeios em Portugal da Strongbow, a marca de sidra que faz parte do portfólio de marcas internacionais da Sociedade Central de Cervejas (SCC). “Mexe com a tua natureza” é a assinatura da campanha que terá um investimento de seis milhões de euros (a preços de tabela) e que marcará presença em televisão, imprensa, exterior (com criatividades especiais que mudarão consoante seja de dia ou de noite) e sampling (com a oferta de meio milhão de amostras). Em televisão a campanha marcará presença nos meses de Maio, Junho e Agosto com um filme de 30 segundos, desenvolvido em Joanesburgo, e que terá uma versão mais longa no digital. Uma segunda criatividade dará a explicação do que é uma sidra, disse esta manhã Luísa Mota, responsável de Marketing do portfolio premium da SCC, num encontro com a imprensa.

A responsável da empresa acredita que esta bebida está a começar a ser uma moda no País e o crescimento já está à vista. Se em 2013, no mercado, foram vendidos 1,3 milhões de litros, originando uma movimentação de 5,5 milhões de euros, em 2015 os números já eram outros: 5,1 milhões de litros e 20,1 milhões de euros de volume de negócio. E se hoje a quota de mercado da Strongbow ainda está nos 10% (respondendo pelo segundo lugar nesta categoria de produtos), a SCC acredita que com o esforço de comunicação e marketing que está a fazer conseguirá, no final de 2016, duplicar a quota de mercado e triplicar o volume de negócios em sidras.

Strongbow gama«Trata-se de uma oferta para os mesmos momentos de consumo da cerveja, mas uma oferta mais doce e mais frutada», explica Luísa Mota que não acredita que vá haver canibalização do mercado de Sagres e Sagres Radler já que a sidra é indicada para pessoas que não são apreciadoras de cerveja. A responsável conta que a marca trabalhou na receita que foi adaptada para o gosto português, salientando que a variedade de Maça é exclusiva para Portugal sendo o enchimento das garrafas feito na fábrica de Vialonga. Além da variedade Maçã (que responde por 50% das vendas) estão disponíveis outras duas variedades: Mel e Frutos Vermelhos. Todas com 4,5% de teor alcoólico. Também o formato foi pensado para Portugal já que as garrafas de 25cl permitem que o produto se mantenha fresco até à última gota, uma característica muito valorizada pelos consumidores portugueses, sublinha. Em hipers e supermercados será possível adquirir a garrafa ou os packs de 6 garrafas. Já para o canal Horeca existirão ainda barris de 20 litros.

Bordalo II cria para Strongbow

Bordalo IIPortugal foi um dos países escolhidos (a par da Roménia, República Checa, Hungria, Eslováquia e Canadá) para acções especiais para este momento de comunicação da Strongbow. O street artist Bordalo II foi convidado a fazer uma intervenção no LX Factory da sua série “Big Trash Animals”, que utiliza desperdício humano para recriar imagens da natureza.

Para esta instalação, Bordalo II usou condutas plásticas de obras, cortinas de duche, tubagens de gás, para-choques, redes metálicas e plásticos variados, de forma a delinear uma abelha sobre uma macieira, símbolos que representam a marca Strongbow mas que, ao mesmo tempo, tocam num ponto crucial para o artista. «O conceito à volta desta peça pretende alertar para a extinção das abelhas, o que é particularmente alarmante, dado que a polinização é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas», explicou o artista.

Fique a conhecer o filme na versão mais longa.

Texto de Maria João Lima

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