Espaço Guimarães transforma antigas lonas publicitárias em malas

Mais de 1100 metros quadrados de lonas de comunicação que antes adornavam o Espaço Guimarães estão a ser transformados em novos produtos. O centro comercial gerido pela Klépierre juntou-se à iniciativa Corações Sem Barreiras para dar início a um projecto de economia circular com uma vertente solidária, através do qual são confeccionadas bolsas unissexo pelas mãos de jovens da ACIP, cooperativa de intervenção psico-social.

Segundo o Espaço Guimarães, as lonas são materiais de difícil reciclagem e podem levar centenas de anos a decomporem-se. Ao reaproveitar as lonas publicitárias para dar vida a produtos utilitários, o shopping evita o desperdício de materiais que acabariam, de outra forma, num aterro.

Além da componente de sustentabilidade ambiental, o Espaço Guimarães destaca também o lado de responsabilidade social do projecto. Os jovens da ACIP que criam as bolsas são, desta forma, integrados na sociedade ao realizarem um trabalho de valorização profissional que lhes permite também desenvolver competências e angariar fundos.

Até ao próximo sábado, 6 de Agosto, estes jovens vão estar no piso 1, junto ao Balcão de Informações, com um espaço exclusivo onde vão vender bolsas femininas e masculinas com preços entre os 4 e os 5 euros. Todas as verbas angariadas são destinadas à ACIP, com o objectivo de patrocinar uma viagem e adquirir equipamentos que melhorem a qualidade de vida dos artesãos.

Artigos relacionados