Era capaz de deixar o seu carro? Bolt quer ajudar portugueses a repensar hábitos

A Bolt quer deixar os portugueses a pensar na real necessidade de ter um carro pessoal: será mesmo preciso? Segundo a plataforma de mobilidade, a resposta a esta pergunta é “não”, invocando a sustentabilidade do Planeta como um dos principais motivos.

Na sua mais recente campanha, sob o mote “Ditch your car” – ou “Deixe o seu carro” -, a Bolt desafia os portugueses a abandonarem o carro e a optarem por andar à boleia com os seus motoristas parceiros. Para incentivar a mudança, está a promover um concurso nas redes sociais através do qual os seguidores poderão ganhar 21 dias seguidos de viagens.

Porquê 21 dias? Porque é este o tempo médio considerado necessário para ganhar uma nova rotina. Maia Pedro, responsável de Marketing da Bolt em Portugal, conta que a iniciativa surgiu por ocasião do Dia Mundial do Ambiente e que ambiciona evidenciar as razões pelas quais já não faz sentido ter um carro (com algumas excepções).

«Este é o momento de mudar e queremos percorrer este caminho com os portugueses. Por isso, decidimos oferecer 21 dias de viagens grátis durante o mês de Junho para que possam experienciar, sem custos, as vantagens de se deslocar desta forma diariamente», conta Maia Pedro.

Como surgiu a ideia para esta iniciativa?

Esta iniciativa surgiu no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala no próximo dia 5 de Junho, com o objectivo de dar a conhecer as razões pelas quais já não faz sentido ter carro pessoal e incentivar os portugueses a adoptar hábitos mais sustentáveis. Embora algumas pessoas ainda necessitem de ter um carro pessoal, seja por motivos profissionais ou pessoais, para muitas outras, especialmente as que vivem e trabalham nas grandes cidades, essa já não é a opção mais sustentável ou económica. E nós queremos ajudar a mostrar isso mesmo.

Além da partilha de alguns estudos que demonstram as desvantagens de ter um carro pessoal, como o facto de os veículos permanecerem estacionados, em média, 96% do tempo, ou perderem 40% do seu valor no primeiro ano, iniciaremos uma dinâmica em que iremos anunciar todas as sextas-feiras, durante o mês de Junho, uma nova pessoa que irá receber 21 dias de viagens grátis na Bolt, o tempo médio considerado necessário para adquirir uma nova rotina.

Além disso, o facto da pessoa se libertar desse bem pessoal faz com que tenha também maior liberdade para realizar viagens de curta distância em soluções alternativas de micromobilidade, tais como as trotinetes ou bicicletas eléctricas.

Quais são, na vossa perspectiva, as maiores vantagens de não ter um carro?

Actualmente, é certo que ter um carro pessoal é algo que representa um elevado investimento, não só no momento da aquisição, como depois ao nível da sua utilização diária – desde a manutenção, revisão, impostos, até aos parques de estacionamento e portagens. Se considerarmos que apenas usufruímos deste bem durante 5% do tempo, rapidamente percebemos que com esse valor seria possível realizar muito mais viagens ao longo do ano ou até optar por outro tipo de investimento que trouxesse efectivamente retorno.

Contudo, além da poupança, existem muitas outras vantagens em não ter um carro pessoal, tais como o facto de permitir poupar muito tempo. Seja o tempo que é perdido no trânsito ou à procura de estacionamento, ou o tempo em que poderíamos estar a realizar outra actividade enquanto nos deslocamos, mas que não podemos porque estamos concentrados na condução.

O facto de podermos escolher deslocar-nos em veículos sustentáveis, como numa categoria eléctrica de ride-hailing ou em veículos de micromobilidade eléctricos, a um baixo custo e, simultaneamente, contribuir para reduzir as emissões de carbono, é outra grande vantagem. Como sabemos, a aquisição de um veículo eléctrico, por exemplo, é algo que ainda não é acessível a todos.

Como é que a Bolt pode ajudar?

A Bolt lançou este concurso nas redes sociais para incentivar os portugueses a pensar sobre este tema e ajudá-los na transição para um estilo de vida mais eficiente e sustentável, começando pelo hábito de, como diz o próprio nome da campanha, “Livra-te do teu carro!”.

Este é o momento de mudar e queremos percorrer este caminho com os portugueses. Por isso, decidimos oferecer 21 dias de viagens grátis durante o mês de Junho para que possam experienciar, sem custos, as vantagens de se deslocar desta forma diariamente.

Como está a ser a reacção dos portugueses?

O feedback tem sido muito positivo. Até ao momento, já temos bastantes participações no Instagram, o que revela que as pessoas estão atentas a este tipo de iniciativas e parecem estar cada vez mais dispostas a repensar o seu estilo de vida e adoptar novas rotinas mais sustentáveis.

Quais são os resultados esperados?

A campanha está, actualmente, a ser divulgada nas redes sociais da Bolt, a nível nacional e internacional, e terá a duração de um mês. Gostaríamos que, pelo menos, os utilizadores da Bolt que experimentassem estes 21 dias de viagens se sentissem, de facto, motivados para deixar o seu carro e escolher outras alternativas de transporte daí em diante.

Poderão criar outras acções como esta?

A sustentabilidade é, desde sempre, um dos pilares da Bolt. Por isso, faz todo o sentido para nós continuar a desenvolver acções no futuro em que o objectivo seja ajudar os portugueses a adoptar comportamentos mais amigos do ambiente, bem como contribuir para a construção de cidades cada vez mais eficientes.

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados