EDP entra em nova fase aos 35 anos

paulocamposcosta2A marca EDP entrou numa nova fase da sua história. Como uma empresa que sempre de­sempenhou um papel definitivo na indústria da energia, que sempre olhou para trás com orgu­lho no nosso património e na nossa história.

No ano em que celebramos 35 anos, olha­mos para o futuro e avançamos para mais uma evolução, não apenas do que a nossa marca re­presenta, mas de como é representada.

No dia 1 de Julho lançámos a nova marca EDP. A génese da nova marca assenta em for­mas tão simples como o quadrado, o triângulo, a circunferência e o semicírculo. Quatro figu­ras geométricas que se desdobram em inúme­ras formas, criando um mundo inesgotável de possibilidades de comunicar através de uma linguagem gráfica.

A nova marca EDP conta histórias, apon­ta caminhos, clarifica conceitos e negócios, comunica de forma clara, envolve as pessoas, aproxima países, projecta valores, sustenta causas, transmite emoções e inova todos os dias. Uma marca que cria uma imagem global para todas as geografias onde a empresa está presente e que acompanha a estratégia de evo­lução e internacionalização do grupo.

Hoje, a marca é só uma para todas as em­presas do grupo. A marca é EDP e o símbolo que está por detrás da marca representa o di­namismo e inovação de uma empresa presente em 13 países.

A nova marca é extremamente expressiva. Passa mensagens através de narrativas visuais e atraentes que servem para comunicar o que somos, o que fazemos e o que é importante. Através de um mundo iconográfico, a EDP fala com os clientes, colaboradores e stakeholders de qualquer parte do mundo.

A marca mantém uma ampla biblioteca de arte iconográfica. Estes ícones podem assumir a forma de ideias abstractas, objectos, produ­tos e informações. Quando usadas em aplica­ções, todas elas ajudam a contar uma história ou passar uma mensagem.

Humana, inovadora e sustentável. São estes os pilares da EDP e da nova marca. Trabalhamos para as pessoas e as suas comunidades, com uma atitude responsável pelo meio ambiente e fortemente empenhados em inovar. O futuro passa, inevitavelmente, por estes três eixos.

Tal como os valores da empresa, a assi­natura do grupo também se mantém. “Viva a nossa energia” traduz o posicionamento da marca e a relação da EDP com os clientes, dan­do a estes um papel mais activo e consciente no sector da energia, seja na adopção de práticas com menor impacto ambiental ou pela cres­cente tendência do consumidor-produtor.

Desta forma a nova marca EDP consegue ser perceptível em qualquer parte do mundo, independentemente do idioma e da cultura. Uma marca em constante movimento.

Viva a nossa energia

Artigo publicado na edição Agosto 2011 da Revista Marketeer

Artigos relacionados