EDP entra em nova fase aos 35 anos
A marca EDP entrou numa nova fase da sua história. Como uma empresa que sempre desempenhou um papel definitivo na indústria da energia, que sempre olhou para trás com orgulho no nosso património e na nossa história.
No ano em que celebramos 35 anos, olhamos para o futuro e avançamos para mais uma evolução, não apenas do que a nossa marca representa, mas de como é representada.
No dia 1 de Julho lançámos a nova marca EDP. A génese da nova marca assenta em formas tão simples como o quadrado, o triângulo, a circunferência e o semicírculo. Quatro figuras geométricas que se desdobram em inúmeras formas, criando um mundo inesgotável de possibilidades de comunicar através de uma linguagem gráfica.
A nova marca EDP conta histórias, aponta caminhos, clarifica conceitos e negócios, comunica de forma clara, envolve as pessoas, aproxima países, projecta valores, sustenta causas, transmite emoções e inova todos os dias. Uma marca que cria uma imagem global para todas as geografias onde a empresa está presente e que acompanha a estratégia de evolução e internacionalização do grupo.
Hoje, a marca é só uma para todas as empresas do grupo. A marca é EDP e o símbolo que está por detrás da marca representa o dinamismo e inovação de uma empresa presente em 13 países.
A nova marca é extremamente expressiva. Passa mensagens através de narrativas visuais e atraentes que servem para comunicar o que somos, o que fazemos e o que é importante. Através de um mundo iconográfico, a EDP fala com os clientes, colaboradores e stakeholders de qualquer parte do mundo.
A marca mantém uma ampla biblioteca de arte iconográfica. Estes ícones podem assumir a forma de ideias abstractas, objectos, produtos e informações. Quando usadas em aplicações, todas elas ajudam a contar uma história ou passar uma mensagem.
Humana, inovadora e sustentável. São estes os pilares da EDP e da nova marca. Trabalhamos para as pessoas e as suas comunidades, com uma atitude responsável pelo meio ambiente e fortemente empenhados em inovar. O futuro passa, inevitavelmente, por estes três eixos.
Tal como os valores da empresa, a assinatura do grupo também se mantém. “Viva a nossa energia” traduz o posicionamento da marca e a relação da EDP com os clientes, dando a estes um papel mais activo e consciente no sector da energia, seja na adopção de práticas com menor impacto ambiental ou pela crescente tendência do consumidor-produtor.
Desta forma a nova marca EDP consegue ser perceptível em qualquer parte do mundo, independentemente do idioma e da cultura. Uma marca em constante movimento.
Viva a nossa energia
Artigo publicado na edição Agosto 2011 da Revista Marketeer