E se os seus legumes fossem tatuados? Há um novo método de rotulagem ecológico

Reduzir a utilização de plástico descartável e minimizar o número de etiquetas desnecessárias são os objectivos do sistema de identificação natural criado pela Nature & More. Em vez de juntar um papel ou um autocolante às frutas e legumes com a indicação de que são biológicos, por exemplo, basta recorrer à gravação a laser.

Segundo a empresa holandesa, os supermercados optam, muitas vezes, por envolver os produtos orgânicos e biológicos em plástico de forma a distingui-los das restantes opções. No entanto, esta prática faz com que um artigo que deveria ser melhor para o ambiente passe a ter um impacto muito mais significativo.

O método Natural Branding propõe resolver isso através de um laser de alta definição que remove parte do pigmento da camada exterior da casca do fruto ou legume para deixar uma marca permanente. “Como esta marca é claramente visível, deixa de ser necessário embalar os produtos em papel plástico prejudicial”, explica a empresa.

Além da Holanda, também Reino Unido, Alemanha, Espanha e Suécia já estão a usar este método de identificação para produtos biológicos. Batatas, abacates, mangas, maçãs e gengibre são penas algumas das frutas e legumes que podem ser “tatuados”.

Artigos relacionados