E se comprasse directamente às marcas? Está a pandemia a pôr os supermercados em risco?

Não é habitual recorrer directamente às marcas para encher a despensa. Regra geral, os consumidores não contactam a sua insígnia preferida de gel de banho para comprar uma embalagem até porque gigantes como a Dove ou Palmolive não disponibilizam essa opção. Por outro lado, este será o percurso mais comum para consumidores que optam por marcas mais pequenas, eventualmente de produção local.

Contudo, a pandemia poderá estar a baralhar este sistema. Segundo a Financial Times, Kraft Heinz e PepsiCo são os mais recentes grupos do sector alimentar a vender online. Em vez de se dirigirem a um supermercado, os consumidores podem comprar ketchup ou refrigerantes destes grupos directamente.

A novidade chegou este mês aos Estados Unidos da América, onde a PepsiCo disponibiliza dois sites diferentes para a aquisição dos seus produtos. Ao visitar a PantryShop é possível pedir bolachas Quaker, ao passo que no site Snacks.com não faltam Doritos ou Lays.

O Grupo Kraft-Heinz, por seu turno, apontou ao Reino Unido para testar as vendas directas. Há pouco mais de um mês, começou a entregar ao domicílio enlatados e molhos.

O Financial Times lembra que acabar com o intermediário poderá ser apelativo para as empresas do ramo alimentar, uma vez que passariam a receber todo o lucro proveniente das vendas. Porém, não parece ser esse o caso. Os responsáveis por detrás das novas plataformas destes dois grupos garantem que não tencionam substituir os retalhistas tradicionais e que dinheiro não é o objectivo.

A intenção é, por outro lado, recolher dados sobre os consumidores e aprender mais sobre eles. «É algo novo para nós mas estou fascinado com o tipo de dados que conseguimos», sublinha Jean-Philippe Nier, head of eCommerce da Kraft Heinz para o mercado britânico.

Será o mesmo tipo de ambição partilhada pelas marcas que promovem iniciativas físicas, como quando a Magnum abriu uma loja de personalização de gelados em Lisboa. Além de ficarem a conhecer melhor o público, podem aumentar os níveis de notoriedade.

Artigos relacionados