Docente do IADE premiado por projecto de iluminação urbana

designEduardo Gonçalves, designer de iluminação e docente do IADE – Creative University, foi distinguido, em conjunto com a Câmara Municipal de Arraiolos, com o primeiro lugar do Prémio Auroralia 2011. A distinção foi-lhe atribuída pela co-autoria no desenvolvimento e implementação do primeiro projecto de design de iluminação urbana e de grande escala em Portugal exclusivamente baseado em tecnologia LED. O projecto, solicitado pela autarquia local ao Eclipz, gabinete de design de iluminação de Eduardo Gonçalves e Rogério Oliveira, visa melhorar a qualidade da iluminação da vila e reduzir consideravelmente o consumo de energia, as emissões de CO2 e os custos de manutenção.

A luminária instalada, de nome Rivara, foi desenvolvida em conjunto com a Schréder Iluminação e encontra-se equipada com 36 LED de alto rentimento. O projecto contempla ainda um sistema de telegestão remoto que possibilita o controlo de todo o equipamento, a adaptação dos níveis de iluminação durante a noite e uma poupança energética na ordem dos 30%, explica o IADE em comunicado. Integrando-se no centro histórico de Arraiolos, o sistema permite ainda “melhorar o usufruto do património cultural, o conforto e a eficiência da iluminação pública”, adianta a instituição.

O prémio Auroralia destaca anualmente três cidades que tenham implementado, de forma “exemplar e original”, um sistema de iluminação exterior com vista à diminuição da pegada ecológica.

Artigos relacionados