Desentupimentos: a arte de descomplicar

MARKETEER CONTENTS

O bom funcionamento de uma casa pressupõe que tudo corre como é suposto. O isolamento não deixa entrar frio ou calor a mais, o telhado está em perfeitas condições para a humidade não se infiltrar e a canalização não sofre de qualquer obstrução. Durante os primeiros anos de uma casa nova, esta descrição parece relacionar-se correctamente com a realidade, mas ao fim de algum tempo ou de uma má utilização, a verdade é que os problemas começam a surgir.

Um desses problemas é, certamente, quando o sistema de canalização começa a apresentar um funcionamento anómalo. É o caso dos entupimentos. Não só algumas máquinas ou áreas da casa ficam inviabilizadas, como começa a surgir alguma apreensão relativamente à conta que este problema possa causar.

Um dos problemas mais recorrentes é, certamente, o entupimento do lavatório da cozinha. Nesse momento, as “mézinhas” caseiras surgem como uma luz no fundo do túnel e uma resposta para o problema, pois afasta-se a necessidade de chamar uma empresa especializada e, consequentemente, o arrombo no orçamento familiar.

Na verdade, a maioria das soluções caseiras tornam o problema maior em vez de o solucionar. A gordura e os restos de comida são as grandes ameaças à boa saúde da canalização e, muitas vezes, podem mesmo fragilizar e danificar os canos, em vez de limpar e tratar o problema.

Nesse sentido, a melhor forma de resolver a questão passa pela contratação de uma empresa especializada em desentupimentos. Estas firmas estão treinadas para fazer um apuramento profissional das causas do entupimento e delinear a forma mais eficaz de solucionar o problema, sem colocar em questão a integridade da canalização, seja qual for a localização da obstrução.

No entanto, o caminho mais seguro é erradicar o problema e apostar na prevenção e isso passa pela boa manutenção dos canos. Como se pode colocar isso em prática? Antes de mais, é fundamental evitar a acumulação de lixo nos esgotos. Diariamente, sem nos apercebemos, contribuímos fortemente para as tubagens ficarem obstruídas. Estes detritos são provenientes de várias fontes – papel, sabão, gorduras ou até lixo que tenha passado para os canos – e é importante evitar despejar gordura ou material que a tubagem não está preparada para receber.

Tendo em conta a variedade de oferta que existe actualmente, relativamente ao tratamento de resíduos, não se justifica a opção de continuar a contribuir para este problema. E as soluções caseiras parecem oferecer mais desvantagens do que vantagens no que diz respeito ao tratamento de entupimentos.

Por isso, por mais que seja comummente instituído que uma empresa profissional especializada em desentupimentos é um investimento dispendioso, a contrapartida é que terá a garantia de um serviço que não colocará em causa a qualidade dos tubos e a possibilidade de evitar futuros entupimentos, oferecendo, assim, um custo-benefício superior.

Desentupimentos não têm que ser complicados, mas a melhor forma de evitá-los é mesmo apostar na prevenção.

 

Artigos relacionados