Depois das bebidas sem álcool, chegaram os encontros a seco

Há tendências de marketing e há tendências de encontros, que, parecendo que não, podem andar de mãos dadas. Num altura em que as marcas investem cada vez mais no desenvolvimento de bebidas sem álcool – do gin ao vermute, passando pelas cervejas e pelo vinho –, a aplicação Bumble vem dizer que os encontros sem álcool são uma das grandes tendências no mundo do romance.

Depois de um período atípico em que conhecer uma pessoa nova tinha de acontecer por videochamada, ou com dois metros de distância, ao ar livre, para garantir a segurança de todos, entrámos numa nova fase em que o toque, a proximidade, a conversa e a ligação são factores cruciais.

De acordo com o Bumble, é neste contexto que surge uma das grandes tendências de encontros para este ano: dry dating, ou seja, almoços, jantares, cafés ou lanches sem uma única gota de álcool. 34% dos utilizadores desta app dizem mesmo que a probabilidade de não consumirem bebidas alcoólicas durante um encontro é maior agora do que antes da pandemia de Covid-19.

Outra tendência relacionada com a crise sanitária e as mudanças de comportamento daí decorrentes é o regresso em força das demonstrações públicas de afecto. A nível mundial, mais de 68% dos utilizadores do Bumble dizem estar agora mais abertos a gestos como dar as mãos ou abraçar alguém num encontro.

Além do tipo de interacção, verificam-se também alterações no tipo de pessoas que os utilizadores da app procuram: estão dispostos a falar e a conhecer pessoas diferentes daquelas em quem costumam apostar. Aliás, 48% está mesmo a questionar o seu “tipo” e 43% descreve a sua abordagem actual aos encontros como “exploratória”.

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