De olhos postos nos ecrãs: investimento publicitário em mobile dispara 71%

Os gastos publicitários globais em dispositivos móveis aumentaram 71% no segundo trimestre deste ano face ao período homólogo de 2019. Dados da PubMatic’s mostram ainda que houve um salto de 8% em relação ao primeiro trimestre deste ano, o que significa que o novo coronavírus não abalou o investimento em mobile.

Embora a publicidade em telemóveis e tablets, por exemplo, tenha recuado nas primeiras semanas de pandemia, o “Q2 Quaterly Mobile Index” mostra que o regresso ao dinamismo não tardou. O mobile recuperou, aliás, mais depressa do que o desktop.

Citado pelo WARC, o estudo indica que o crescimento foi forte em todas as regiões, mas que a Ásia-Pacífico registou uma evolução mais positiva no último trimestre do que a América ou a EMEA (que reúne Europa, Médio Oriente e África). A justificação para esta tendência deverá residir no facto de que a Ásia-Pacífico foi a primeira região a ser abalada pela COVID-19 mas também a primeira a começar a recuperar.

Olhando apenas para a região EMEA, o crescimento do investimento em mobile foi de 61% entre 2019 e 2020. Face ao primeiro trimestre deste ano, o aumento foi de apenas 3%, o que contrasta com o salto de 30% que se verificou entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020 na Ásia-Pacífico.

«À luz de um cenário que muda rapidamente, os anunciantes e publishers moveram-se depressa para aproveitar o momento», sublinha Susan Wu, director de Marketing Research na PubMatic. Segundo a responsável, foram implementadas estratégias que permitem às marcas manterem-se ágeis no futuro, o que é particularmente importante considerando a incerteza actual.

O mesmo relatório destaca ainda o papel crescente do vídeo mobile: os gastos neste tipo de conteúdos subiram em todas as regiões ao longo dos últimos 12 meses. No segundo trimestre, respondeu por 70% do investimento em vídeo digital na EMEA.

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