David Dinis na direcção do jornal Público

Na direcção da TSF desde Março, David Dinis prepara-se para abraçar um novo desafio enquanto director do jornal Público. A notícia é avançada pelo Expresso, que afirma que David Dinis aceitou o convite para o novo cargo. A informação foi, entretanto, confirmada pelo próprio jornal Público, que cita um comunicado emitido pelo conselho de administração do jornal: “Na sequência da notícia que acabou de ser veiculada na comunicação social, vimos confirmar que a direcção do Público passará a ser liderada pelo David Dinis.”

Do outro lado, em comunicado, citado pela TSF, a administração da Global Media Group (a que pertence a rádio), afirma que David Dinis “solicitou por sua exclusiva iniciativa a respectiva substituição como responsável editorial desta marca de informação. A substituição referida irá desenrolar-se nos seus trâmites normais, previstos nos procedimentos da empresa, e deverá acontecer até 31 de Julho próximo (data em que David Dinis cessará as suas funções na TSF)”. O mesmo comunicado informa ainda que o funcionamento normal da estação será assegurado entretanto pela actual direcção editorial.

O actual director da TSF chegou à rádio vindo do Observador – projecto que ajudou a fundar -, para substituir Paulo Baldaia. Na altura, Paulo Baldaia explicou que a sua saída estava apenas relacionada com o facto de acreditar que os «cargos de direcção em órgãos de comunicação social devem ter mandatos limitados».

Quanto ao jornal Público, David Dinis deverá substituir Bárbara Reis que assumiu a função de directora da publicação em 2009 (substituindo, na altura, José Manuel Fernandes – que desde o lançamento é publisher do Observador). A ainda directora da publicação anunciou, no final de Maio, que continuará no cargo até Novembro, segundo comunicado interno citado pelo Jornal de Negócios.

Artigos relacionados