Dan Cake: Uma receita de sucesso
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Este ano, a Dan Cake celebra o seu 42.º aniversário. O marco é assinalado com a apresentação de uma nova imagem que abrange a gama completa de produtos da marca, incluindo as tortas, as bolachas e os diferentes artigos de pastelaria. Um rebranding que tem como objectivo modernizar a imagem da marca e reforçar a proximidade com as famílias portuguesas.
Apesar de celebrar o passado, a empresa portuguesa – um dos quatro principais players do mundo a produzir a receita original das famosas Butter Cookies – aponta desde já ao futuro. Com os seus produtos presentes em mais de 70 países, a Dan Cake quer continuar a inovar para se manter a par das tendências dos consumidores em todo o mundo. Por isso, tem vindo a investir no desenvolvimento de produtos nutricionalmente mais equilibrados, tendo já criado três receitas sem açúcares adicionados.
Em entrevista à Marketeer, Mitesh Jamnadas, administrador e chief innovation officer da Dan Cake, aborda os sucessos do passado, mas também a receita para o futuro.
Este ano, a Dan Cake celebra o seu 42.º aniversário. Quais os momentos mais determinantes ao longo deste percurso? Que balanço faz?
O arranque, em 1978, foi por si só um desafio, tendo em conta a conjuntura da altura e sendo uma empresa familiar. Depois, com a abertura das fronteiras em 1986, o desafio intensificou-se com a entrada de concorrência no mercado português. Nessa altura, houve uma transição do foco da Dan Cake para a internacionalização. Arrancámos para a exportação nessa altura e hoje contamos com mais de 70 países com exportação assídua.
Fomos crescendo de forma muito sustentada e hoje somos considerados por muitos retalhistas como “One Stop Shop”, pois conseguimos responder com um vasto portefólio de produtos com tecnologias distintas de produtos do segmento bakery do mercado. Trabalhamos nos segmentos de bolos (familiares e individuais), bolachas, biscoitos, cookies, crackers, tostas e croissants.
Temos a maioria das certificações de qualidade mais utilizadas em todo o mundo e orgulhamo-nos de ter os níveis máximos de exigência. Por isso, em muitas embalagens os consumidores podem encontrar a menção “hand selected” e “Finest Quality”, porque o fazemos todos os dias.
A nossa última grande conquista prende-se com um dos maiores contratos de butter cookies com um dos principais retalhistas do mundo. Conseguimos fazê-lo já há cinco anos consecutivos e temos muito orgulho em termos conseguido este feito a partir do nosso País.
A data é assinalada com a apresentação de uma nova imagem que abrange a gama completa de produtos da marca. Em que consiste a nova imagem?
A nova imagem passa por uma uniformização de todos os nossos produtos e tem o objectivo de nos modernizarmos e reforçarmos a proximidade que temos com as famílias portuguesas. A nossa imagem anterior veio aproximar a marca dos portugueses, mas como já tinha cinco anos achámos que era altura de fazer um refresh.
Além disso, como somos uns dos maiores produtores de Butter Cookies em lata do mundo, achámos que o azul das clássicas latas fazia todo o sentido neste rejuvenescimento da marca.
A Dan Cake é uma empresa familiar com mais de 500 colaboradores distribuídos por duas fábricas, na Póvoa de Santa Iria e em Coimbra. Qual tem sido a “receita” para o sucesso da empresa?
Como missão da nossa empresa, queremos ser um player global de pastelaria que produz receitas de amor para estimar e celebrar a vida.
Com isto, estimulamos todos os dias os nossos colaboradores a superarem o que fazem diariamente e temo-lo conseguido. Somos mais do que uma família e não lançamos nenhum produto que não cumpra os nossos requisitos básicos de qualidade e sabor. Por isso, sabemos que quando provam os nossos produtos ficam fãs da Dan Cake. As redes sociais do Facebook e Instagram vieram dizer-nos isso mesmo. Temos fãs espalhados por todo o mundo e que já consomem os nossos produtos há várias décadas.
Quais os principais drivers de inovação da Dan Cake?
Os nossos principais drivers para os próximos anos baseiam-se em cinco pilares:
1) Comfort food com soluções para o nosso dia-a-dia;
2) Produtos clean label, quer na receita quer na clareza de origem dos ingredientes. Ainda este ano lançámos uma bolacha feita apenas com quatro ingredientes. Simplificámos no nome chamando “4 ingredients”, não adicionando corantes, conservantes nem aromas. Sabemos que esta tendência vem para ficar e a preocupação crescente na escolha de produtos leva a que o cuidado de desenvolvimento de produtos seja muito maior;
3) Produtos equilibrados nutricionalmente. Aqui estamos realmente a inovar com três receitas sem açúcares adicionados em que o sabor foi o nosso foco principal, pois não queremos de todo deixar de proporcionar prazer para os nossos consumidores. Em testes realizados, os consumidores não acreditavam que não tivesse açúcar, o que nos deixou super orgulhosos no resultado;
4) Sustentabilidade, quer dos produtos quer dos processos produtivos;
5) Manter e melhorar todas as receitas tradicionais e mais antigas da empresa.
Um dos drivers passa por ter produtos nutricionalmente mais equilibrados. Que alterações têm sido feitas às receitas ou à gama para ir ao encontro desse objectivo?
Substituímos essencialmente ingredientes de origem mais natural, reduzimos sal, gordura e açúcares. São três ingredientes básicos na pastelaria e, como não podemos viver sem eles, decidimos trabalhá-los melhor oferecendo um sabor irresistível, mas criando produtos nutricionalmente melhores.
Actualmente, a marca Danesita exporta para mais de 70 países. Quais os principais mercados da marca? E qual o peso das exportações sobre o volume de negócios da empresa?
Os EUA, de há cinco anos para cá, tornaram-se num dos principais países de exportação das nossas Butter Cookies, seguidos da Áustria, Espanha, França e Coreia do Sul.
Hoje, a Dan Cake é um dos quatro principais players do mundo a produzir a receita original das famosas Butter Cookies dinamarquesas. Como é que a empresa tem procurado inovar nesta categoria, mantendo a tradição?
A tradição das latas redondas e azuis de Bolachas de Manteiga (Butter Cookies) continua a ser extremamente importante em determinados países. Mexer nisto seria quase “matar” o produto. No entanto, existem outros países com um consumo mais maduro e consolidado e que pede mais criatividade, quer nas receitas quer no design. Por isso, todos os anos lançamos um catálogo (uma colecção de diferentes designs) com mais de 40 latas diferentes.
Este ano, decidimos ir um bocadinho mais longe e desafiámos a nossa equipa de Inovação a desenvolver uma receita de Butter Cookies ainda mais indulgente e crocante com “Thin & Crispy Butter Cookies” – uma lata super premium com 400g de puro prazer. Fomos a primeira empresa no mundo a conseguir fazê-lo e temos muito orgulho nisso.
Por ano, produzimos aproximadamente 18 milhões de latas com bolachas.
Que novidades é que a Dan Cake está a preparar para o período do Natal?
Este ano, preparámos uma clássica torta super indulgente com três tipos de chocolates – negro, de leite e branco -, a Torta Triple Chocolate.
E, claro, nunca esquecendo o nosso produto mais sazonal desta época: as latas de Butter Cookies com os clássicos desenhos de Natal. Sabemos que somos uma óptima “lembrança” entre familiares e amigos e que os típicos designs de Natal não podem faltar.
Mais informações: http://dancake.pt