Coritinthia Hotel Lisbon vai ser energeticamente eficiente

O Corinthia Hotel Lisbon vai ser transformado num hotel energeticamente eficiente, no âmbito de um projecto desenvolvido em parceria pela Galp Energia, o ISQ e a Corinthia Hotels. Os envolvidos no projecto prevêem que os resultados possam ultrapassar os 20% ao nível do balanço energético da unidade hoteleira de cinco estrelas.

O conceito de hotel energeticamente eficiente é um reflexo do compromisso do hotel, de 518 quartos, em assegurar a optimização do seu consumo de energia e reduzir a sua pegada de CO2.

A maior parte da poupança será potenciada pela adopção de medidas de eficiência energética. Entre estas, encontram-se a reconversão dos sistemas de climatização, a recuperação de energia térmica para o aquecimento de águas sanitárias e piscinas, e a substituição de sistemas de iluminação por “equipamentos de elevada eficiência”.

Ainda ao nível da melhoria de práticas energéticas, serão instalados sistemas de gestão de desempenho energético que permitam o acompanhamento e monitorização dos consumos dos diversos equipamentos de uma forma desagregada, facilitando a identificação e eliminação de ineficiências e a definição de medidas que melhorem o desempenho energético.

O Corinthia Hotel Lisbon passará também a produzir parte da energia que consome, através da instalação de uma central solar térmica e de uma cogeração alimentada a gás natural que irá produzir electricidade e vapor. No parque de estacionamento do hotel serão, por sua vez, instalados pontos de carga eléctricos, compondo a oferta do hotel ao nível deste tipo de mobilidade.

A parceria entre a Galp Energia e o Corinthia Hotel Lisbon tem por base um contrato de performance energética com uma duração prevista de 10 anos.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão