Continente foi o maior investidor publicitário de 2020

Com um investimento total (a preços de tabela) na ordem dos 334 milhões de euros, o Modelo Continente foi o maior anunciante em Portugal, em 2020. Os dados do serviço MediaMonitor da Marktest mostram que a cadeia de supermercados da Sonae MC foi a que mais investiu em publicidade no ano em que a pandemia chegou ao País.

A maior fatia de investimento teve como destino a televisão, que arrecadou cerca de 304 milhões de euros. A internet foi o segundo meio com maior investimento (16,2 milhões), a que se seguiu o outdoor (7,7 milhões) e a imprensa (2,2 milhões). Cinema foi o único meio em que não se regista investimento.

A lista dos maiores anunciantes de 2020 conta ainda com a Altice Portugal em segundo lugar (aproximadamente 321,8 milhões de euros de investimento), à frente da European Home Shopping (295,6 milhões), da Unilever-Fima (274,3 milhões) e da Procter & Gamble (215,7 milhões). No top 10 surgem também a Nestlé Portugal, Nos Comunicações, L’Oréal Portugal, Reckitt Benckiser e Viva Melhor Sempre.

Quanto às agências de publicidade, a Fuel leva a coroa de maior investimento em publicidade (718,3 milhões de euros), logo seguida pela Havas Worldwide (711,7 milhões) e pela Partners (535 milhões). Surgem depois a Publicis (358,6 milhões) e a Wunderman Thompson (352,5 milhões) a completar os primeiros cinco lugares.

A Carat, por seu turno, é a agência de meios que mais se destaca, com 1,17 mil milhões de euros em investimento publicitário, em 2020. As posições seguintes são ocupadas pela Wavemaker (1,15 mil milhões), Arena (1,08 mil milhões), OMD (1,02 milhões) e Mindshare (quase 839 milhões).

No total, o investimento publicitário em Portugal chegou perto dos 11,2 mil milhões de euros no total do ano, sendo que novembro foi o melhor mês do ano (1,13 mil milhões). Abril, por outro lado, foi o pior (607 milhões).

Vodafone ganha em Dezembro

Olhando apenas para os dados de Dezembro, o serviço MediaMonitor revela que a Vodafone Portugal foi o principal anunciante do último mês de 2020, com um investimento de 34,1 milhões de euros. Modelo Continente (30,4 milhões) e Nestlé Portugal (29,7 milhões) fecham o pódio.

No que às agências de publicidade diz respeito, a Fuel liderou em Dezembro (82,5 milhões de euros), seguida pela Havas Worldwide (74,7 milhões) e pela Wunderman Thompson (38,7 milhões). No ranking das agências de meios, o primeiro lugar coube à Carat (156 milhões), seguida pela Arena (125,3 milhões) e pela Wavemaker (111,6 milhões).

Artigos relacionados