Consumidores podem enviar produtos de qualquer marca para a Adidas revender

A Adidas tem um novo programa destinado a minimizar o desperdício de plástico e a estender o ciclo de vida da roupa e do calçado desportivo. Chama-se “Choose to Give Back” e convida os consumidores a enviarem produtos usados de qualquer marca para que a Adidas os possa revender.

Esta iniciativa resulta de uma parceria com a ThredUp, especializada precisamente no desenvolvimento de serviços de revenda, e está aberta apenas aos consumidores que utilizam a aplicação Adidas Creators Club – programa de fidelização só disponível nos Estados Unidos da América. No início do próximo ano, o “Choose to Give Back” deverá ser alargado a mais pessoas, segundo adianta a insígnia em comunicado.

Além de serem vendidos de novo, os produtos submetidos a esta iniciativa poderão também ganhar uma segunda vida através de outras formas de reutilização: se uma peça não estiver em condições para ser revendida, será enviada para uma rede de parceiros da ThredUp’s com os conhecimentos necessários para transformar os diferentes materiais.

O que importa é que os ténis ou os hoodies que os consumidores já não querem não acabem no lixo comum. Em troca, os participantes deste programa recebem créditos associados ao Adidas Creators Club.

«O fim de uma coisa é o início da seguinte. Este é o princípio de um futuro mais responsável ao manter o equipamento em jogo para ajudar a acabar com o desperdício plástico», comenta Katja Schreiber, SVP Sustainability da Adidas. A mesma responsável sublinha ainda que o bom desempenho não deve ser alcançado às custas do ambiente.

De acordo com a Adidas, a indústria da moda é uma das mais poluentes, a nível global. Só nos Estados Unidos da América, estima-se que sejam deitados ao lixo cerca de 36 mil milhões de artigos de vestuário todos os anos – e, deste total, 95% poderia se reutilizado.

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