Consumidores mais moderados e desconfiados: KuantoKusta faz retrato da peak season

A escalada de inflação e a consequente perda de poder de compra dos portugueses estão a provocar algumas alterações no comportamento dos consumidores. No dia que marca oficialmente o início da peak season, Ricardo Pereira, director de Marketing do KuantoKusta, explica as principais tendências do e-Commerce, em entrevista à Marketeer.

Desde logo, a incerteza financeira tem levado a que cada vez mais consumidores estejam a aproveitar as promoções da Black Friday para antecipar as compras de Natal, algo que não foi tão notório nos anos anteriores e que provocou um pico de procura em diversas categorias de produto. «Nesta peak season, os portugueses iniciaram as suas pesquisas e compras ainda em Outubro», o que demonstra que, no que diz respeito ao e-Commerce, os shoppers estão «mais maduros e racionais no processo de compra», explana Ricardo Pereira. Contudo, «notamos também algum nível de desconfiança em relação às promoções. Como existe uma pressão em termos do orçamento, o que notamos é que os portugueses estão mais moderados nesta peak season», acrescenta.

De acordo com os dados do comparador de preços, no ano passado, o e-Commerce em Portugal representou vendas na ordem dos 6 mil milhões de euros, sendo que 51% dos shoppers portugueses compraram online. Este ano «em termos de tráfego, está mais ou menos alinhado com o ano passado – nalgumas plataformas e retalhistas existe até um aumento», mas ao nível das compras «os dados apontam para que tenhamos até um aumento nas transacções, mas uma diminuição do carrinho médio», refere Ricardo Pereira.

Em conversa, o director de Marketing do KuantoKusta deixa ainda algumas dicas para aproveitar melhor esta peak season.

Acompanhe a conversa na íntegra no vídeo em baixo:

Artigos relacionados