Conhece a nova carta do Lumi Rooftop?
Na rua São Pedro de Alcântara, em Lisboa, há um hotel que merece vénia: o The Lumiares Hotel & Spa. Só que agora a vénia é prolongada, depois de se experimentar as novas propostas do restaurante. O chef mudou e a carta também. No Lumi Rooftop, João Silva – acabadinho de vir da Quinta do Arneiro – traz-nos propostas da época. Percebe-se que percebe da frescura de legumes e vegetais, ou não fosse bem visível nos pratos que desenhou para o Lumi.
Com uma vista a rasgar sobre a cidade – e se o sol ajudar, como este fim-de-semana, vale a pena sentar-se no terraço –, o Lumi tem uma cozinha contemporânea e que dá de facto maior palco aos produtos portugueses, locais e da época. Os legumes chegam do Hortelão do Oeste, enquanto o queijo chèvre é Granja dos Moinhos.
De alguns pratos que experimentámos, recomendamos, mesmo, a Lumi bruschetta, com legumes grelhados e queijo da serra ou a salada de bulgur com legumes biológicos e molho de caju. Diz quem provou que as bolinhas de alheira de Mirandela são de repetir assim como o Lumi burger em bolo lêvedo dos Açores. O que não pode ficar de fora é o crème brûlée, com citronela e baunilha.
Para as propostas, João Silva cruzou conhecimentos que trouxe de alguns espaços por onde passou, como o São Gabriel (com o chef alemão Jens Rittmeyer), o Bica do Sapato, o Casino Lisboa (com o chef Fausto Arola) ou o Open Brasserie Mediterrânea do Inspira Santa Marta Hotel. No último ano e meio, esteve como chefe de cozinha do restaurante da Quinta do Arneiro, onde praticava uma cozinha verdadeiramente farm to table, sendo que os produtos da horta eram a base para a elaboração dos seus pratos.
O restaurante e terraço do Lumi têm novo horário e novos menus de almoço. Há o de 14 euros, que inclui couvert ou sopa e prato principal que pode ser uma escolha de carne, peixe ou vegetariano (varia todos os dias), e o de 17 euros, com couvert ou sopa, prato, sobremesa e café.
Texto de M.ª João Vieira Pinto