Cerveja e tapas, a dupla que nunca falha

Arrancou ontem a Estrella Damm Tapas Experience e a Marketeer não quis perder o primeiro dia deste evento que decorrerá em 42 restaurantes em todo o País. A escolha recaiu no Saraiva’s, em Lisboa, para um jantar de tapas e cerveja, uma premissa que só podia resultar num bom serão.

No Saraiva’s tivemos direito a uma sala privada, com uma decoração calorosa, onde pudemos desfrutar de um ambiente mais intimista. Sentámo-nos, já com uma Estrella Damm na mão, enquanto aguardávamos pela primeira de quatro tapas.

Iniciámos as hostes com uma Foccacia com azeitonas e pasta de alho francês, um preparado com sabor intenso, onde sobressaía o alho, mas com essa intensidade a ser apaziguada pela cerveja.

Seguiu-se um Crudo de corvina, ponzu e salada algarvia. A corvina tinha um sabor doce, perfeitamente temperada, fazendo salivar as papilas gustativas. Para contrastar, a salada algarvia (uma adaptação da conhecida salada montanheira), através do tomate e pepino, conseguia dar um toque de acidez. A harmonia ficou completa com a redução de citrinos e molho de soja (ponzu), que ligaram perfeitamente este prato.

Para acompanhar, foi-nos apresentada a Inedit, uma cerveja criada pelo chef Ferran Àdria, com um sabor distinto e que se destaca muito por culpa dos seus ingredientes, nomeadamente alcaçuz, coentros e casca de laranja

Seguiu-se um Croquete de cozido à portuguesa com mostarda caseira. Não há muito que possa ser dito. Um sabor intenso, uma fritura leve e uma mostarda perfeitamente equilibrada fazem o casamento perfeito com a cerveja. Desta feita foi a Voll Damm, uma cerveja de dupla maltagem com um final de boca doce.

Mantendo-nos na carne, foi a vez da Bochecha de porco estufada em cerveja preta com puré trufado. A bochecha tinha um sabor forte, muito apurado devido à cerveja, conjugando bem com o sabor térreo da trufa no puré. Tudo somado, faz uma excelente garfada com sabores reconfortantes. Para beber, a Bock Damm, a cerveja preta da Estrella Damm elaborada com três maltes.

Era necessário encerrar a refeição com uma sobremesa que desse continuidade aos sabores ricos que se foram experienciando. E encerrámos mesmo: Tarte de maçã com caramelo salgado. Uma massa a fazer lembrar um shortcake, com finas fatias de maçã perfeitamente decoradas, fazendo-se acompanhar de um intenso caramelo salgado. Rico, indulgente, suavizado com um gole ou dois de cerveja. Não tem como enganar.

Finda a refeição, as expectativas foram cumpridas (especialmente com a corvina, que era verdadeiramente saborosa). Várias cervejas, várias tapas, resultando em combinações perfeitas para quem aprecia sabores ricos a acompanhar cerveja. Tudo isto num ambiente convidativo à conversa que fazem do Saraiva’s um local a visitar neste Estrella Damm Tapas Experience.

Texto de Rafael Paiva Reis

Artigos relacionados