Conheça as novas marcas de joalharia portuguesas

Portugal sempre foi País de ourives. Mas muito alicerçado em empresas de cariz familiar, com trabalhos tradicionais, jóias maioritariamente sem marca e um olhar mais voltado para o mercado interno. Sempre houve designers que conseguiram trabalhar marca, mas nunca o sector se destacou pela inovação e desenvolvimento! Agora há toda uma nova geração que tem os olhos postos no mundo. A larga maioria começou por se apresentar através de plataformas digitais e já vende para diferentes países, na Europa, EUA ou Ásia. «Acredito que este será um caminho para gerar valor e sustentabilidade de crescimento para o sector a longo prazo, em paralelo com o percurso que temos mais consolidado na indústria», diz João Faria, presidente da AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal. Num sector que tem vindo a crescer em números nos últimos anos, tendo ultrapassado a barreira dos mil milhões de euros em vendas, estas novas marcas podem, defende, ajudar a traçar o futuro.

Texto de Daniel Almeida, Maria João Lima e M.ª João Vieira Pinto

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Março de 2023 da revista Marketeer.

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