Confiança e tranquilidade impulsionam clima de consumo na Europa

Depois de uma subida ligeira em Maio, o clima de consumo na Europa continou a crescer no passado mês de Junho. Dados da GfK mostram que uma melhoria nos níveis de confiança e uma maior tranquilidade dos consumidores serão os motivos na origem desta evolução positiva.

Isto significa que os cidadãos europeus estão mais disponíveis para comprar produtos e serviços e que as suas expectativas económicas e salariais também estão mais optimistas. O indicador das expectativas económicas foi o que mais cresceu: mais 16 pontos face a Maio, com Áustria e Polónia a chegarem aos 20 pontos. Em Portugal, a subida foi de apenas nove pontos.

Quanto às expectativas salariais, regista-se uma subida geral de 14 pontos para a Europa. A Croácia registou a maior subida (+24 pontos), seguida da França (+23 pontos) e da Polónia (+19 pontos). Portugal apresenta também uma subida de 10 pontos em relação aos dados do mês anterior.

A nível europeu, nota-se ainda um aumento de oito pontos relativamente à predisposição para comprar. Em Portugal, este indicador apresenta uma subida de quatro pontos.

Artigos relacionados