Como se comportam os consumidores

O tema que servirá de linha-base à próxima conferência da Marketeer voltou a ser o principal assunto no mais recente almoço, que reuniu alguns dos conselheiros editoriais – e deu as boas-vindas a um novo elemento, Luís Drummond Borges, da Lusíadas Saúde – no restaurante grill D. Fernando, do Altis Grand Hotel. Para a maioria dos presentes, um ponto a analisar será a segmentação de consumidores por comportamentos e a resposta das marcas aos mesmos.

Ainda tempo para discutir o actual papel das agências de meios, entendendo grande parte dos conselheiros que são, cada vez mais, consultores parceiros das marcas. E que estratégia de meios têm hoje as empresas? O digital mantém a tendência de crescimento? Estes foram mais uns tópicos servidos e que não reuniram consenso por parte dos presentes, tendo em conta que as próprias estratégias que seguem diferem entre sector e target a atingir ou conquistar. Já em ritmo de sobremesa, uma dúvida colocada à mesa: o CMO acabou? O Marketing é, ou não, demasiado importante para estar só alojado numa função? Um tema que poderá passar para o próximo almoço, em Maio.

Presentes estiveram os conselheiros Anabela Silva (BP), Filipa Appleton (Continente), Inês Veloso (Randstad), João Santos (WYGroup), Luís Drummond Borges (Lusíadas Saúde), Patrícia Fernandes, Paulo Tomé (novobanco), Ricardo Tomaz, Rui Miguel Nabeiro (Grupo Nabeiro), Rui Rijo Ferreira (Jaba Recordati), Teresa Burnay (Unilever) e Teresa Lameiras (SIVA/PHS).

Artigo publicado na edição n.º 333 de Abril de 2024

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