Como é que o algoritmo influencia as relações sociais e o consumo?

MARKETEER CONTENTS

A tendência pela procura de conteúdos cada vez mais curtos e menos profundos pode estar a afectar a dinâmica social. Saiba como o SEO pode ter influência e como melhorar esse contexto.

O ALGORITMO ESTÁ A TORNAR-NOS MENOS SOCIAIS

Esta geração é a que está mais interligada virtualmente, porém, menos conectada com os seus pares. Se, por um lado, podemos ter acesso a tudo o que acontece no mundo, a verdade é que não sabemos o que acontece dentro da nossa própria casa. Uma boa parte desta realidade acontece devido ao algoritmo e daí a importância do SEO, para se encontrar um conteúdo de melhor qualidade e gerar discussões mais profundas e com maior conhecimento.

O valor da Internet está no uso que se faz dela. Conteúdos leves são fundamentais, mas não podem ser o foco do consumo. Isso porque condicionam a mente para estímulos intensos e interacções curtas. Por outro lado, um bom conteúdo ajuda a criar conexões neurais, além de fomentar discussões construtivas com familiares, colegas e outras pessoas.

Como podemos, afinal, entender melhor esta relação e agir perante a mesma? O algoritmo analisa o que a pessoa gosta ou deve passar a gostar, de acordo com o seu perfil, localização, com as suas pesquisas e, praticamente, todos os factos disponíveis online da sua vida – e acredite, é muita coisa. Por mais que a mudança nos cookies de terceiros possa dar um pouco mais de privacidade e afectar o desempenho do algoritmo, ainda assim, é possível obter-se muita informação.

Também os conteúdos de publicidade que cada utilizador recebe são diferentes dos que chegam ao colega do lado. Da mesma forma, o feed do Instagram, Facebook, Youtube e de todas as plataformas é único e exclusivo, e personalizado para cada pessoa.

Se pensarmos um pouco, qual será a consequência disso? Exactamente, a falta de informação profunda e geral. Afinal, cada pessoa não tem acesso ao universo de informações, mas sim a um recorte limitado. Isso pode, inclusive, incitar rivalidades, propagar fake news e, até mesmo, gerar mais polarização. Já para não falar da limitação da dialéctica, que fica presa às mesmas ideias, prejudicando os relacionamentos e induzindo a uma única forma de consumo.

COMO PODE O SEO SER A SOLUÇÃO PARA APROXIMAR E INFORMAR?

Entende-se por SEO um conjunto de técnicas que tornam um determinado texto mais fácil de ser indicado pelo algoritmo. Desta forma, é disponibilizado um material de qualidade que consegue ser visto por mais pessoas, ajudando, ao mesmo tempo, a tornar a sociedade mais próxima e informada.

Um bom conteúdo é como aquelas conversas de antigamente, com a pessoa mais idosa da família indicando os bons caminhos e contando histórias únicas. Mas se ele não chegar ao seu público, de nada adianta, é como o sábio que fala sozinho. Adoptar as técnicas de SEO pode até dar trabalho, pois são muitos detalhes importantes, mas farão certamente toda a diferença nos seus resultados.

COMO CADA PESSOA PODE FAZER A DIFERENÇA

A primeira coisa a fazer é procurar conteúdos de qualidade. Fala-se muito, actualmente, sobre o slow content, que consiste numa abordagem em que um texto deve ser consumido com tempo e usando mais a capacidade cognitiva. Além de uma tendência é também uma necessidade, para mudar a forma como as coisas estão a acontecer.

Claro que não se pode deixar de lado a principal ferramenta para que esse material chegue à maior quantidade de leitores possíveis, o SEO. Por mais que não tenha uma equipa de marketing para optimizar ou escrever os artigos, procure uma agência de confiança, como a WhitePress, por exemplo, para fazer com que o seu conteúdo cause o impacto que planeou.

Unindo a força da optimização com um conteúdo que engrandeça, o objectivo é gerar uma discussão saudável e fazer com que as pessoas reflictam e discutam, podendo, assim, ajudar a aproximar a comunidade e dar corpo à tal “aldeia global” que tantos sonharam, mas que não se tem revelado como sendo a realidade. Se cada um fizer a sua parte, teremos um ambiente online mais saudável, informativo e agregador.

 

Artigos relacionados