Como devem as marcas preparar-se para a Black Friday digital?

Este ano, devido à pandemia, espera-se que a maior parte das compras associadas à Black Friday (que se celebra no dia 27) seja feita pela internet, e num período de tempo mais alargado. O mais provável é que não vejamos imagens de centenas de pessoas à espera na entrada das lojas, ao contrário do que costuma suceder. «A pandemia provocou grandes alterações nos hábitos de consumo e o “terreno de jogo” transferiu-se quase totalmente para a internet», sublinha a Selligent.

De acordo com a empresa de software de marketing cloud, até ao final do ano, é esperado que 28% dos consumidores faça todas as suas compras online, enquanto 71% fará pelo menos metade das suas compras online. Perante este novo panorama, que podem as marcas fazer para captar a atenção dos seus clientes? A Selligent deixa um conjunto de dicas:

  • Adaptação à mudança: mais do que nunca, os consumidores estão receptivos a ofertas e descontos e querem poder aceder, em casa, às mesmas promoções que existem nas lojas. Perante esta situação, os canais digitais são a chave para captar e manter a sua atenção. Também é importante adaptar-se às formas de compra digital que os consumidores acolhem melhor – 37% está agora mais interessado em comprar através da app, 32% opta pela opção click & collect e 22% prefere comprar através das redes sociais. Oferecer variedade é essencial para alcançar o sucesso;
  • Marketing digital: as empresas devem aprender a comunicar com os seus clientes através dos canais digitais para, assim, alcançarem o objectivo de aumentar as vendas. Neste sentido, as diferentes tendências de marketing digital desempenham um papel crucial (como o e-mail marketing e marketing automation). É igualmente importante criar campanhas personalizadas, tendo em conta quer os clientes quer a época do ano em que as empresas promovem os seus descontos;
  • A importância de um bom website: o website tem de estar preparado para horas de actividade frenética, e deve ser testado antes da Black Friday e da Cyber Monday para garantir que é realmente capaz de suportar o aumento do tráfego. Personalizar as ofertas e recomendar produtos específicos a cada utilizador também aumentará o engagement, e consequentemente a reputação da marca.

«Esta Black Friday vai ser muito diferente, mas continua a ser o maior evento do ano. As empresas enfrentam o desafio de conseguir chegar aos seus consumidores através dos canais digitais, e que estas comunicações não se fiquem pela tentativa. O marketing digital abre uma nova porta que se adapta à nova normalidade», sublinha a Selligent.

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