Color Add, uma nova cor para daltónicos

coloradd-3O daltonismo é uma insuficiência visual relacionada com a incapacidade de distinguir diversas cores do espectro. Um indivíduo com uma visão normal é capaz de distinguir cerca de 30.000 cores. O daltónico apenas consegue diferenciar entre 500 a 800 cores. E estima-se que cerca de 10% da população masculina mundial é daltónica, já que o daltonismo é bastante raro entre as mulheres.

Foi esta problemática e pensando de forma funcional na sua solução, já que os daltónicos encontra dificuldades para realizar algumas tarefas, quando estas dependem do reconhecimento de cores.
Partindo deste problema, o designer Miguel Neiva, na sua dissertação de mestrado realizada na Universidade do Minho, em Portugal, desenvolveu um código de símbolos que comunica a cor aos daltónicos. O código gráfico, denominado “Color Add”, é monocromático e indica os desdobramentos das cores. Na prática, trata-se de um jogo mental que permite relacionar facilmente as cores e seus desdobramentos sem grande esforço de memorização, através da conjugação de formas simples aliadas às combinações cromáticas elementares. A cada forma primária do código está associada uma cor e das três formas/cores, nasce e desenvolve-se todo o código e as cores baseiam-se no desdobramento destes três elementos.  

As formas geométricas básicas foram desenvolvidas criando associações com as cores primárias (azul/cyan; vermelho/magenta; amarelo). A estas três formas básicas foram acrescentadas mais duas, que representam o branco e o preto.

O código Color Add já foi aplicado em etiquetas de roupa, material escolar e didáctico, no diagrama das linhas do Metro do Porto ou nos lápis de cor da Viarco.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?