Colgate é comprada por 60% dos lares do mundo

A Colgate é a única marca presente em mais de metade dos lares do mundo, de acordo com um estudo global realizado pela Kantar Worldpanel e que revela quais as marcas mais escolhidas pelos consumidores.

O Brand Footprint, lançado hoje, diz respeito ao mercado FMCG (fast-moving consumer goods) e, apesar de destacar a marca dentífrica em termos de presença nas casas dos consumidores, coloca-a em segundo lugar no ranking.

Na primeira posição mantém-se, pelo terceiro ano consecutivo, a Coca-Cola enquanto marca mais escolhida pelos consumidores devido aos níveis de alcance que ultrapassam os cinco pontos. Já a Colgate apresenta apenas 3 pontos em termos de alcance, embora a sua taxa de penetração seja, de facto, superior a 60%. A Coca-Cola, por seu lado, tem uma taxa de penetração de 43%.

O 10 top  é marcado pela estreia da Dove, mudança incentivada pelas campanhas largamente apoiadas em conteúdos emocionais e que promovem uma relação mais próxima com o público. O estudo revela que as marcas que têm estratégias de comunicação com funções sociais ou comunitárias registam melhores performances.

Em termos de crescimento, a Downy está na liderança, sendo a marca que registou um crescimento mais rápido, pelo segundo ano consecutivo. Desde o último ano, subiu quatro lugares e encontra-se, agora, na 14ª posição.

Josep Montserrat, global CEO da Kantar Worldpanel, explica que as marcas FMCG que mais cresceram seguem uma simples regra: «O crescimento depende da penetração: reter e aumentar o número de compradores que escolhem uma marca.»

O estudo Brand Footprint baseia-se em apenas um ano de compras dos consumidores, tendo em conta somente as compras reais e não o desejo de aquisição ou opinião. O indicador CRP (consumer rating point) é o pilar do ranking, representando quantas vezes determinada marca foi escolhida pelos consumidores ao longo de 12 meses.

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