Clínica Médis quer abrir mais 20 clínicas de medicina dentária

A pandemia de Covid-19 não travou os planos de expansão da Clínica Médis: em menos de dois anos e meio, a marca de saúde oral do Grupo Ageas Portugal abriu nada menos que 10 clínicas de medicina dentária em território nacional.

Neste momento, está concluído 1/3 do plano de expansão da marca, que mantém como objectivo a abertura de 20 novas clínicas nos principais centros urbanos do País, ao longo dos próximos anos, num investimento total que deverá ascender a 20 milhões de euros. A próxima abertura está já prevista para o terceiro trimestre do ano, na zona do Grande Porto.

Em entrevista à Marketeer, Rúben São Marcos, director-geral da Clínica Médis, faz um balanço do percurso realizado até ao momento e aborda também a estratégia de expansão da marca, que tem como objectivo «democratizar o acesso a cuidados de saúde oral a todos os portugueses».

Rúben São Marcos, director-geral da Clínica Médis

Em 2018, a Médis reforçou a aposta na saúde oral com a criação da Clínica Médis, que actualmente conta com uma rede de 10 clínicas. Qual o balanço da operação até ao momento?

O balanço tem sido extremamente positivo, e foi sem dúvida uma aposta ganha. A primeira clínica abriu em Dezembro de 2018 nas Amoreiras e desde então contamos com um total de 10 clínicas em Lisboa, Porto, Aveiro, Oeiras e Almada, cerca de 16 mil pacientes com um índice de satisfação de 9,3, e um total de mais de 100 médicos a colaborar connosco e a garantir o acesso a cuidados de saúde oral de qualidade em todas as áreas de intervenção da medicina dentária.

Apostámos também numa experiência de cliente diferenciadora, com grande destaque para funcionalidades digitais como a marcação de consultas online através do website e uma área privada para consulta de histórico clínico, facturas e planos de tratamentos.

A pandemia de Covid-19 não travou o plano de expansão da Clínica Médis, que em 2020 abriu cinco novos espaços e este ano já inaugurou uma nova clínica em Oeiras. Porquê a decisão de manter o investimento, apesar do contexto adverso?

A pandemia afectou de forma particularmente severa o sector da medicina dentária. Perante o total desconhecimento face à pandemia, a Clínica Médis decidiu preventivamente suspender toda a sua actividade e, uns dias depois, as autoridades de saúde tomaram a mesma iniciativa, salvo situações com critérios de urgência, que continuámos a atender.

Desde esse momento, começámos a trabalhar arduamente no reforço dos procedimentos clínicos e operacionais e na implementação de todas as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), para que todos os nossos pacientes e staff se sentissem em total segurança quando regressassem a uma Clínica Médis.

A qualidade das medidas de higiene e segurança implementadas para receber os nossos pacientes, juntamente com uma procura acrescida de pacientes com quadros clínicos agravados resultantes do confinamento, e um plano de expansão que se manteve ambicioso, repercutiram-se na abertura de seis novas clínicas no espaço de nove meses marcados pelo contexto pandémico. Num mercado que ficou bastante fragilizado com a pandemia, a Clínica Médis mostrou a sua solidez, não só porque conseguimos acelerar o ritmo de novas aberturas – inclusive em novas cidades – mas também porque conseguimos manter todos os postos de trabalho do staff e médicos.

Para os próximos anos, o objectivo passa por chegar às 30 clínicas nos principais centros urbanos do País. Qual o plano de expansão previsto e em que locais?

O plano de expansão contempla a abertura de 30 clínicas durante os próximos anos, representando um investimento total que ronda os 20 milhões de euros. Existem vários projectos em curso, estando a próxima abertura prevista para o 3º trimestre de 2021, na zona do Grande Porto.

Estamos focados na abertura de clínicas nos principais centros urbanos e disponíveis para estudar oportunidades que possam surgir e que façam sentido para nós.

Ao nível dos tratamento e consultas, como é que a Clínica Médis se tem ajustado ao contexto pandémico?

A Clínica Médis reforçou os já rigorosos protocolos de protecção e assepsia, implementando inúmeras medidas de higiene e segurança, nomeadamente: tapetes de desinfecção para sapatos à entrada da clínica; rigoroso protocolo de controlo dos pacientes na entrada da clínica, com medição da temperatura à chegada; higienização das mãos; colocação de acrílicos de protecção nos postos e gabinetes de atendimento; redução do número de lugares na sala de estar; consultas mais longas e espaçadas para permitir uma desinfecção ainda mais profunda do gabinete antes da consulta seguinte; e médicos dentistas e assistentes dentárias totalmente equipados com EPIs (equipamentos de protecção individual) que são trocados entre cada consulta. Demos ainda formação às equipas sobre procedimentos de segurança e aumentámos as auditorias internas para certificação do cumprimento rigoroso das medidas de protecção e segurança.

O resultado do sucesso das medidas implementadas foi a obtenção do selo Five Stars | Safe Spot verificado pelo Bureau Veritas, sendo a primeira marca de medicina dentária a obter esta certificação que atesta a excelência na higiene, segurança e serviço prestado.

Desde a sua génese, a Clínica Médis tem como missão “democratizar o acesso a cuidados de saúde oral”. Que parcerias/iniciativas, seja dentro do Grupo Ageas Portugal ou com entidades externas, têm sido feitas nesse sentido?

Um dos principais objectivos da Clínica Médis é democratizar o acesso a cuidados de saúde oral a todos os portugueses, até quem não tem seguro Médis. Daí a importância não só da dinamização de todos os canais de distribuição que vendem seguros Médis num esforço de awareness de marca e captação de novos pacientes, como também da activação de outros parceiros e entidades externas com benefícios exclusivos na Clínica Médis. Destaco a celebração de protocolos com outras convenções como é o caso do SAMS Quadros, e a criação de parcerias estratégicas com as insígnias do Grupo Ageas Portugal e com empresas e marcas de referência a nível nacional ou local, como o cartão Fnac, o Instituto Superior Técnico ou o Belenenses.

Adicionalmente, a Clínica Médis tem desenvolvido diversas iniciativas de responsabilidade social, em parceria com a Fundação Ageas, com o intuito de promover uma maior literacia de saúde oral e permitir o acesso a cuidados de medicina dentária a todos. Destaco os três casos pro bono que estamos a tratar vindos da Associação Crescer e da Casa do Gaiato numa óptica de reinserção social, e um conjunto de workshops online dados pelos nossos médicos dentistas em regime de voluntariado a mais de 700 crianças do 1.º ao 9.º ano sobre a importância da saúde oral.

Texto de Daniel Almeida

Artigos relacionados